Slider

Luiz Couto é recebido pelo MEC para tratar sobre campus do IFPB para Soledade-PB e escola em outra cidade da Paraíba

O deputado Luiz Couto (PT) foi recebido nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2013, em audiência no MEC para tratar da expansão do ensino técnico profissional na região do Cariri Paraibano. Na pauta estava um campus do Instituto Federal de Educação (IFPB) para Soledade.


O deputado participou de uma audiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, com Marco Antônio de Oliveira (Secretário de Educação Profissional e Tecnológica) e Aléssio Trindade de Barros (Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Tecnológica e Profissional).

O deputado Luiz Couto debateu, pediu informações, apresentou argumentos e documentos para a instalação sobre a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação (IFPB) em Soledade e de uma escola técnica do Programa Brasil Profissionalizado para Serra Branca.
A proposta de implantação de um campus do IFPB em Soledade está dentro do programa de expansão da instituição executado pelo governo federal, já tem estudos técnicos feitos pela reitoria do IFPB e já foram encaminhados ao MEC pelo deputado Luiz Couto.
No caso de Soledade, há dois importantes condicionantes para que o projeto seja aprovado imediatamente: Que já exista um prédio disponível e que a reitoria do IFPB esteja decidida a iniciar as atividades já em 2014.


A proposta de implantação da Escola do Brasil Profissionalizado em Serra Branca faz parte de um convênio mais amplo entre o Ministério da Educação e o governo da Paraíba que prevê a implantação de vários campi de ensino técnico profissional em várias regiões do Estado. O governador Ricardo Coutinho já cadastrou a proposta para a escola técnica de Serra Branca junto ao MEC.


- Aqui existe um condicionante: o tamanho da população para um campus de seis salas de aula.
6. Falas de Couto na audiência:


“A Escola do Brasil Profissionalizado em Serra Branca atende a uma importante reivindicação da juventude e das lideranças do PT e de outros partidos no município, mas o mais importante é que este projeto beneficiará também jovens de vários outros municípios, a exemplo de São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Parari, Coxixola, Caraúbas, Congo, Gurjão, Santo André, Sumé, Amparo, Livramento, Taperoá e Boa Vista.

“Já o estudo encaminhado pela reitoria do IFPB para o campus de Soledade demonstra que o propósito é viável e indispensável porque estudantes de um sem número de municípios vizinhos também serão formados neste campus, a exemplo dos jovens de Juazeirinho, Olivedos, Cubati, Livramento, Tenório, São Vicente do Seridó, Assunção, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Santo André e Gurjão.

"Os governos do presidente Lula e agora da presidenta Dilma estão elevando quantitativa e qualitativamente a Educação no Brasil com programas como esses que estão chegando às diversas e muitas vezes 'distantes' regiões do país."


“A expansão do ensino técnico profissional para essas cidades paraibanas, que polarizam um grande número de outros municípios, não só atende a uma importante demanda da juventude que quer se preparar para o mercado de trabalho, como proporciona o desenvolvimento cultural e econômico inédito em regiões antes tão esquecidas pelos governantes”.



Fonte: Soledade Noticias com Ascom

Postar um comentário

0 Comentários