Slider

Por dentro da urna: cartilha do TSE tira dúvidas sobre tecnologia das eleições

Quando se fala em eleições, normalmente as pessoas associam o tema aos candidatos e suas propostas. Mas a tecnologia também tem papel de destaque durante as votações desde 1986, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o processo de informatização das eleições.


O voto eletrônico trouxe mais velocidade ao processo até que, em 2003, os votos deixaram de ser impressos após o uso da urna. O TSE criou, em 2010, uma cartilha online que explica detalhamente o funcionamento da urna eletrônica e o seu histórico. O documento pode ser baixado aqui
Como funciona

O sistema eletrônico é composto por um microcomputador e dois terminais: um para o mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar; e outro terminal para o eleitor registrar numericamente suas escolhas.

A partir de 2014, algumas cidades brasileiras terão identificação por biometria no terminal do mesário. Assim, os eleitores poderão ser identificados por meio da impressão digital.

Em relação à segurança do processo, o TSE detalha na cartilha que a urna é programada para gerar um embaralhamento interno dos votos e traz outros mecanismos para garantir o sigilo do voto. O sistema também prevê auditorias prévias, durante e após o processo eleitoral para evitar suspeitas de fraude.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal EBC
Foto: Reprodução Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários