Slider

Governo amplia programa Garantia Safra na Paraíba

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável aprovou, nessa quinta-feira (31), a inclusão dos municípios de Lucena, Serraria e Sertãozinho no programa Garantia Safra. Com a medida, o programa passa atender 190 municípios do estado, beneficiando 120 mil agricultores familiares.


“Atendendo à solicitação dos gestores municipais desses três municípios, discutimos e aprovamos no Conselho a inclusão dessas cidades no programa, assegurando mais agricultores no Estado”, comentou o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

Também foi prorrogado, até o dia dez de novembro, o prazo para os agricultores dos 110 municípios que compõem a região 1 (Sertão e Cariri) se inscreverem no programa. Já para os agricultores dos 80 municípios da região 2 (Curimataú, Borborema e Brejo), as inscrições estarão abertas até o dia 30 de novembro. O processo de inscrição é realizado através dos escritórios da Emater, dos sindicatos, e das prefeituras.

Na Paraíba, para a safra atual, o programa conta com 98.327 mil agricultores familiares aderidos, em 177 municípios. O investimento é de aproximadamente R$ 5,7 milhões, por parte do Governo do Estado. “É um programa que vem tendo mais adesões a cada ano, garantindo a produção do agricultor mesmo quando as questões climáticas são adversas”, acrescentou o secretário.

O Programa - O Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com agricultores familiares, prefeituras e governos estaduais, que garantirá, na safra 2013/2014, o benefício de R$ 850,00 para os agricultores familiares que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.




Fonte:  Paraíba Mix

Postar um comentário

0 Comentários