Slider

Rebanho bovino da Paraíba tem maior queda do país, diz IBGE

Com a perda de  407.201 animais, a  Paraíba registrou a maior redução de rebanho bovino no país em 2012. O dado é da pesquisa de Produção da Pecuária Municipal divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também foi registrada queda em outros setores da produção pecuária.


De acordo com o levantamento , o rebanho de grande porte da Paraíba diminuiu 28,6 %. A pesquisa mostra o estado com um efetivo de bovinos de 967.067 em dezembro de 2012, quando um ano antes era de 1.354.268 . Também aparecem com altos índices de redução Pernambuco (-24,2%) e Rio Grande do Norte (-18, 1 %) .  A queda nos três estados fez  com que o Nordeste apresentasse a maior redução por região, com 4,5 % a menos.


Segundo o IBGE, os problemas climáticos tiveram uma parcela significativa de influência na redução da produção de pecuária, principalmente pela seca que afetou o Norte e o Nordeste do país, regiões onde ocorreram as principais variações negativas. Em alguns casos, de acordo com a pesquisa, as reduções justificaram-se pelo desestímulo dos produtores de continuar na atividade e pelos baixos rendimentos obtidos, o que provocou o envio de animais para descarte.

Entre 2011 e 2012, conforme os dados houve queda em todos os rebanhos animais do país. Na Paraíba não foi diferente, além dos bovinos, a produção de ovinos registrou uma redução de16,4% e a de suínos apareceu com 17.827 cabeças a menos.
A Paraíba também teve uma redução significativa na produção de leite, mais uma vez a maior do país. As perdas acumuladas em 2012  são de 39,9% em comparação com 2011. Houve ainda uma queda na quantidade de vacas ordenhadas (-16,4%).
 


Fonte: G1/PB

Postar um comentário

0 Comentários