Slider

São Vicente do Seridó: Moradores denunciam que animais estão sendo mortos envenenados


SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: Moradores da Rua dos Funcionários, no centro da cidade, estão revoltados porque alguém está colocando veneno para matar os animais.

O blog local  foi procurado por moradores se queixando porque vários animais de estimação foram mortos esta semana. Os moradores acreditam que alguém está colocando uma espécie de veneno conhecido por "chumbinho", um poderoso tóxico que é comercializado ilegalmente.

O "chumbinho" também é conhecido em algumas regiões como "raticida Japan" ou "mil gatos", por seu uso no combate aos roedores. Como o próprio nome popular diz, ele é tão eficaz na eliminação de ratos como a ação de "mil gatos".

Até agora os principais alvos da ação criminosa foram gatos de estimação. Pelo menos cinco já morreram envenenados. O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida.

Grandes quantidades podem causar morte súbita. Os sinais de intoxicação podem ser vários: salivação (o animal começa a babar), vômitos, diarreia, convulsão, inquietação ou prostração, incoordenação, tremores, falta de ar (dispneia), hemorragia oral ou nasal, fraqueza, pupilas contraídas, etc.. O veneno causa lesões nos pulmões, fígado e rins.

Os gatos estão entre as vítimas fatais do "chumbinho", pois muitos deles saem para passear à noite, ingerem iscas com o veneno e são encontrados mortos pela manhã. Quem coloca propositadamente iscas com "chumbinho" (ou qualquer outro veneno) para matar o cão ou gato do vizinho pode ser preso, pois infringe a Lei Ambiental. Além da própria pessoa estar correndo riscos pela manipulação e estocagem do produto.


Os moradores, até o momento, não têm certeza de quem está fazendo isso, a única certeza é que seu animais foram realmente envenenados e, caso descubram quem é o criminoso, estão disposto a denunciá-lo à justiça. 



fonte: são vicente agora

Postar um comentário

0 Comentários