Slider

PRF começa operação na Paraíba e intensifica fiscalizações e segurança no feriado

Acidentes registrados durante o feriado de páscoa são provocados principalmente por ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção.
A Operação Semana Santa, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, vai contar com reforço de policiais nas BR’s da Paraíba. A Operação, que começa a partir das 0h da quinta-feira (2), vai priorizar ações preventivas para redução da violência do trânsito e já delimitou os horários permitidos para a circulação de veículos de carga pesada.

O planejamento da operação levou em consideração análises de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves.

Na Paraíba a ação vai ter atenção especial para as BRs 230, que liga o Litoral ao Sertão; BR 101, que dá acesso às praias paraibanas e aos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte e a BR 104, que é uma rota bastante demandada com destino ao município pernambucano de Brejo da Madre de Deus, onde é encenada a peça “A paixão de Cristo”.

Segundo a PRF, os acidentes registrados durante o feriado de páscoa são provocados principalmente por ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção, por se tratar de uma época em que o vinho é constantemente consumido.

Cuidados para quem for pegar a estrada

De acordo com a PRF, os motoristas que vão viajar durante o feriado devem tomar cuidados com a manutenção dos veículos e evitar o excesso de velocidade, mesmo que a pista esteja seca ou com pouco fluxo.

Os principais cuidados são de realização de revisão atenta no veículo antes de viajar, observando pneus, palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização; programação de paradas para alimentação e descanso, como também a verificação da existência de postos de combustível através de mapas ou da internet, para evitar desabastecimento durante a viagem.

Cuidados com a pista molhada e em caso de aquaplanagem
A PRF recomenda que os condutores evitem excessos de velocidade e aumentem a distância entre os veículos.

Durante a chuva ou com o asfalto molhado, o motorista deve: aumentar a distância em relação ao veículo que trafega a sua frente, evitando freadas bruscas e uma possível aquaplanagem, que ocorre quando existe excesso de água na pista, por uso de pneus carecas ou por uma calibragem inadequada dos pneus; ascender os faróis; redobrar o cuidado nas curvas e evitar poças de água.

Em caso de forte chuva, o condutor deve procurar um lugar seguro e, assim que possível, parar o veículo, evitando paradas no acostamento ou no meio da rodovia; o acionamento do ‘pisca-alerta’ só deve ser feito em casos de parada não prevista ou pane no veículo.

Caso o condutor perceba a aquaplanagem do veículo, a PRF recomenda a retirada completa do pé do acelerador até a retomada do controle do veículo; não utilização dos freios, pois se as rodas estiverem travadas no momento em que voltar o contato dos pneus com a pista, o veículo pode se desgovernar; e manter o alinhamento do volante com firmeza.



Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Diego Nóbrega (Jornal Correio da Paraíba)

Postar um comentário

0 Comentários