Slider

Olivedos-PB: Peça "O Romance do Conquistador" vai ser apresentada

No próximo sábado (27), a partir das 19 horas na Praça de Eventos, localizada no centro da cidade, a Prefeitura, CRAS (Casa da Família), secretária Municipal de cultura, grupo Renascer, Fecomércio e o Sesc, apresentam a Companhia de Teatro Cordel Em Canto de Campina Grande, com o espetáculo "O Romance do Conquistador", na XI Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua - Aldeia Palco Giratório.

O Espetáculo "O Romance do Conquistador" (texto de Lourdes Ramalho, adaptação de Arly Arnaud), conforme já anuncia seu título, segue um modelo de composição específico da literatura popular em verso, designado como romance.

Escritos em estrofes de 6 versos, ou sextilhas, os romances narram histórias de aventura e amor, como também de mistério e humor, cujos heróis, donzelas e vilões, nos são apresentados nas primeiras estrofes, nas quais também se indica o lugar onde se passa a história, geralmente uma Europa imaginária, ainda que, com o desenrolar do acontecido, surjam personagens, situações e paisagens próprias do universo nordestino.

Assim, embora acontecidas num lugar distante, num tempo de “um antigamente atemporal”, as histórias narradas num romance se passam entre personagens com nomes atuais, bem conhecidos e comuns, como João, José, Maria, etc. como também as paisagens, os problemas, os sonhos são os das pessoas comuns da região.

No caso do nosso romance dramático, o quadro de apresentação, em que um vendedor de folhetos anuncia os vários títulos do seu estoque, nos transporta, num relance, para um universo fantástico, meio familiar meio estrangeiro, por referências que, apesar de próximas, soam longínquas e nos trazem à memória outras terras, outros mares, de onde para cá vieram nobres e plebeus, conquistadores e perseguidos.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Ascom
Foto: Reprodução Ascom

Postar um comentário

0 Comentários