Por causa das chuvas que atingiram a Paraíba em março e na primeira semana de abril, alguns açudes estão recuperando sua capacidade hídrica. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), pelo menos quatro reservatórios – Coremas, Jatobá, Farinha e Capoeira – ganharam volume durante este período. Apesar disso, o órgão diz que a situação do Estado ainda é preocupante, com 29 reservatórios em situação crítica (menos de 20% do volume total) e apenas dois sangrando.
De acordo com o gerente de operações de mananciais da Aesa, Gerald Souza da Silva, após o fim do período chuvoso, previsto para maio, o órgão fará a simulação da capacidade de abastecimento dos reservatórios do Estado.
“Estamos esperando o fim do período chuvoso para fazer a simulação da capacidade de abastecimento. Somente após esta avaliação, poderemos divulgar um boletim completo sobre a capacidade de cada manancial. Em um panorama geral, com as últimas chuvas, os açudes deram uma recuperada, mas ainda não é suficiente para apontar uma situação mais tranquila. Muitos ainda estão em risco”, enfatizou Gerald Souza da Silva.
Fonte: PB Agora
Foto: Reprodução PB Agora
0 Comentários