Slider

Veja dicas de uma ceia de Natal mais saudável

As ceias das festas de final de ano estão entre os principais momentos para confraternização com amigos e familiares neste período. Embora contenham cardápios tradicionais da época, que geralmente são calóricos e que muita gente prefere manter distância, os pratos servidos nas ceias podem se tornar mais saudáveis, conforme o preparo e combinação de ingredientes.


Para oferecer ou experimentar uma ceia natalina, agradando o paladar e ficando em dia com a balança, basta escolher alimentos cozidos com pouca gordura e preferir os cozidos ao forno. Os pratos tradicionais, como peru, salpicão e rabanada, podem ficar mais leves sem perder o sabor e evitar mal-estar para quem exagerar na comida. As dicas são do médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.

Segundo o especialista, investir em alimentos ricos em fibras e proteínas é uma boa saída, já que induzem a saciedade e contêm bons valores nutricionais.

“Isso acontece porque as fibras são nutrientes que não são absorvidos pelo intestino, por isso, além de equilibrar a flora intestinal, não são calóricas. Enquanto isso, as proteínas têm maior poder de saciedade, quando comparadas aos carboidratos e gorduras”, explica.

De acordo com o médico, o peru pode ser cozido ao forno, recheado com um pouco de cebola e untado com margarina. Já o creme de leite pode ser retirado do tradicional salpicão, utilizando-se apenas o azeite. “O azeite de oliva pode e deve ser utilizado desde que seja extra virgem e no caso da maionese, se for em quantidade pequena, não haverá problema, pois atualmente existe no mercado a maionese light, cujo o teor calórico é relativamente baixo. Também, outra dica que pode substituir o salpicão é a chamada “salada tropical”, que contém abacaxi, peito de peru defumado, melão, maçã e uva passa”, sugere o médico.

Ainda sobre as saladas que podem compor o cardápio da ceia, a presença de alimentos com fibra é importante para auxiliar no processo digestivo e pode ser consumida por crianças e adultos.

Durval Ribas explica que os alimentos com fibras dietéticas têm ação metabólica e podem fazer parte da dieta diária.

“Essas fibras diminuem a ação do colesterol, do açúcar, além de melhorar o transito intestinal. Nesse caso recomenda-se que a salada de maionese tenha junto bastante folhas, como alface, vagem, ervilhas frescas, cenoura, pouca batata, etc”, completa.

A nutricionista da Zeny Recepções, em João Pessoa, Gleiciana Viana dá uma dica de preparar o tradicional arroz com passas para acompanhar o peru na ceia. A receita é simples e prática.

Refogue 100 gramas de uvas passas na manteiga ou azeite e junte a salsa picada. Depois misture o refogado a 400 gramas de arroz branco cozido. O prato serve até 10 pessoas.

Para quem não dispensa a sobremesa, é possível aproveitar o doce sem exagerar no consumo do açúcar. De acordo com o médico Durval Ribas, é importante não exagerar na ingestão de açúcar para não sobrecarregar o pâncreas e transformar esta energia, que provém do carboidrato, em gordura que se acumulará no organismo. "Isso pode causar doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial”, explica.

A sugestão do médico é substituir os cremes, bolos e pudins por sorvetes ou doces de frutas. No caso das tradicionais rabanadas, que costumam ser preparadas com bastante açúcar, a dica é inserir pouca quantidade desse ingrediente e aumentar a proporção de canela em pó. No caso da rabanada, um dado extremamente importante é que a presença canela diminui o chamado índice glicêmico dos alimentos. Uma quantidade maior de canela tem um efeito positivo com relação à interferência na glicemia, ou seja, no açúcar sanguíneo”, afirma.

Para enriquecer a ceia natalina com alimentos saudáveis e tentar amenizar a ingestão de grande quantidade de açúcares e gorduras pelas crianças, a dica do nutrólogo é inserir as nozes mistas (pecãs, avelãs, nozes, castanhas, damasco, amêndoas, etc) no preparo dos pratos.

“Esse tipo de alimento tem uma característica de excelência para a saúde em função de conter uma alta concentração de gordura monoinsaturada, que faz bem para o coração, além de antioxidantes na sua composição. Essas nozes mistas trituradas tem um sabor gostoso quando misturados e certamente as crianças terão uma preferência natural e estarão ingerindo alimentos saudáveis”, recomenda.



Fonte: Por Katiana Ramos (JP)

Postar um comentário

0 Comentários