Tiveram início na última semana as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas estaduais do município de Nova Floresta-PB: deputado José Pereira e papa Paulo VI. De acordo com o coordenador do programa na região, o Soldado Claudino, 52 crianças e adolescentes serão instruídas – nesse primeiro momento – com o intuito de que venham a se manter afastadas do mundo das drogas.
Durante todo o curso serão ministradas aulas educativas com o auxílio de vídeos e brincadeiras interativas, em sala de aula, que buscam orientar aos jovens sobre a problemática das drogas ilícitas que tem afetado inúmeras famílias em todo o Brasil.
Leia mais Notícias no Click Na Notícia
Nos próximos dias o 9º Batalhão de Polícia Militar também formará turmas do PROERD na cidade de Cubati. De acordo com o Tenente-Coronel Afonso Antônio Galvão, “a intenção é formar turmas em todas as cidades que fazem parte da nossa área de atuação. O Proerd é um meio educacional de se combater as drogas e a violência nas famílias, e isso o programa tem alcançado ao longo dos anos. Uma das metas da Polícia Militar da Paraíba é que o programa se estenda ainda mais. Buscamos afastar esses jovens do primeiro contato com as drogas ilícitas. Eles serão orientados sobre os perigos que as drogas trazem para a saúde e para o convívio social”, frisou.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, 2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental, 3- PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar da Paraíba, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui
Fonte: Ascom/9º BPM
Foto: Reprodução/Ascom/9º BPM
0 Comentários