Objetivo agora é conseguir o maior número de imagens possível para descobrir mais detalhes sobre o meteorito.
Um meteorito foi visto em áreas mais afastadas de João Pessoa e em algumas cidades da Paraíba na noite da nessa segunda-feira (20). A confirmação só foi oficializada nesta quarta (22) pelo o astrônomo Marcelo Zurita e o evento foi captado pelo sistema da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Astrônomo diz que paraibanos ouviram barulho forte após a passagem.
Leia mais Notícias no Click Na Notícia
Segundo o astrônomo, o caso registrado na Paraíba não pertence a nenhuma grande chuva de meteoros e não tem relação com os liríadas, que são meteoros identificados pela Nasa nesta semana e que geralmente acontecem com uma intensidade menor que o visto no estado.
"Pelo que vimos, o caso não é de uma grande chuva, mas queremos saber se o meteoro partiu mesmo de uma chuva ou se foi algo esporádico; acreditamos que o meteorito visto é proveniente de um meteoro grande, maior que o normal”, disse ele.
Ainda segundo o astrônomo, a intensidade do evento e o local da queda do meteorito são motivos de curiosidade e estudos. O objetivo agora é conseguir o maior número de imagens possível para descobrir mais detalhes sobre o meteorito.
Uma câmera de segurança da Capital teria registrado o evento e o professor assegura que é possível perceber que a direção do fragmento seguiu para Oeste. Relatos vindos do Rio Grande do Norte e Pernambuco também dão conta da percepção do fenômeno, como disse Zurita.
Meteorito
Marcelo Zurita ainda explicou que o brilho visto a olho nu por muitos foi mais facilmente percebido no Sertão da Paraíba, de onde partiram mais relatos, devido a menor poluição luminosa, que impede ou dificulta a contemplação dos fenômenos celestes.
Ele explicou também que meteoros são comuns, mas os meteoritos chamados bólidos, quando são maiores e cruzam a atmosfera, são bem mais raros.
Segundo ele, o brilho é provocado pelo ar que fica comprimido em frente ao meteorito, que cruza as camadas atmosféricas de maneira muito veloz e ao ter contato com a resistência das camadas mais densas acaba explodindo, o que explica alguns dos depoimentos de pessoas na Paraíba, que afirmam ter ouvido um barulho forte após o fenômeno, como uma explosão.
Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui
Fonte: Portal Correio
Foto: Imagem cedida por Marcelo Zurita
0 Comentários