Slider

Homem é flagrado tomando banho em água de esgoto estourado na Paraíba

Cena revoltou moradores que reclamam de descaso do poder público tanto na questão da manutenção da rede de esgotos como na assistência social aos que perambulam pela cidade.
Uma cena triste foi registrada no Centro de Itaporanga, no Sertão, a 420 de João Pessoa, nessa quarta-feira (4). Um homem tomando banho nas águas imundas de um esgoto estourado.
O flagrante, feito por um fotógrafo da cidade, foi presenciado por transeuntes que passavam na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias do Centro e a mais movimentada da cidade por abrigar agência bancária, casas comerciais e até a Câmara Municipal.

A vítima que protagoniza a cena deprimente é um homem conhecido da população e teria problemas mentais. A reclamação de quem passa na local e já nem se espanta com a cena degradante é de que o esgoto está estourado e espalhando fedentina há vários dias, sem que a empresa responsável, a Cagepa, tome providências para sanar o problema de saúde pública.

O que também sensibilizou a todos foi o estado de abandono do homem que protagonizou a cena e o risco para a saúde que seu ato representou, uma vez que o poço no meio da rua era de água intensamente poluída e cujo fedor incomodava a todos que passavam.

Contatado, o secretário de Assistência Social do município, José Dianez Leite, disse que iria identificar o homem e procurar a família para que ele possa ser cadastrado e o seu estado de saúde analisado.

"Se for o caso, ele será encaminhado ao Centro Atendimento Psicossocial (CAPs), mas se for necessária internação, nós iremos encaminhá-los a municípios que façam esse tipo de atendimento. A ajuda da família nesses casos é muito importante para que possamos dar a assistência necessária", disse.

O gerente regional da Cagepa na Região das Espinharas, Maciel Damasceno, acusou a Prefeitura Municipal de Itaporanga de estar causando o problema, pois estaria interligando a rede pluvial nas redes coletoras de esgotos domiciliares. Ele informou que um equipe da empresa já está trabalhando no local para sanar o problema.

"Esse procedimento é irregular, pois acaba entupindo a rede de esgotos e provocando situações como esta que aconteceu na Avenida Getúlio Vargas. Nós já reclamamos, mas eles continuam a agir irregularmente à revelia", reclamou.

Maciel Damasceno explicou que a rede coletora de dejetos domésticos quando recebe água pluvial, geralmente com muita terra e muito lixo que são arrastados pela enxurradas, acaba entupindo e trazendo transtornos à população.

Ele informou ainda que já encaminhou o problema sobre o procedimento do qual acusa a Prefeitura ao Ministério Público Estadual e está aguardando o agendamento de audiência para discutir o caso.

Já o secretário de Infraestrutura de Itaporanga, Silvério Soares, negou que a prefeitura cometesse qualquer irregularidade e disse que tem como provar isso.

"Nós já fomos notificados pelo Ministério Público e já encaminhamos a documentação necessária provando que agimos dentro da normalidade. Uma interligação que fizemos com a rede coletora de esgotos da Cagepa foi para resolver um problema em uma comunidade em que diversas casas estavam sem a interligação juntando dejetos domésticos a céu aberto. Para assistir essas famílias nós encaminhamos esses esgotos para a rede coletora da Cagepa. Mas não se tratou em nenhuma hipótese de rede pluvial", explicou.

Silvério acusou a Cagepa de não conseguir resolver os problemas com a demanda da rede coletora e estaria jogando a culpa na Prefeitura. Ele acreditar ser um possível problema de retorno do escoamento junto a estação de tratamento o caso de danos da rede de esgoto que vem ocorrendo com frequência na Avenida Getúlio Vargas. 


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Reprodução/Marcos Oliveira (Diamante Online)

Postar um comentário

0 Comentários