Slider

Picuí-PB: Pesquisadores visitam local onde existe suposto vulcão

Esta semana os técnicos em mineração e pesquisadores Antônio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales e Anselmo Araújo, estiveram visitando o edifício vulcânico Saco do Inferninho localizado no município de Picuí. No local ocorreu um grande derramamento de rochas vulcânicas (basaltos) por este fato algumas pessoas caracterizam esse local como um vulcão.


Segundo os pesquisadores o município de Picuí destaca-se por apresentar uma grande diversidade geológica dentre eles destaca-se o saco do inferninho além do derrame basáltico o edifício é formado por uma montanha de geometria cônica, com o topo povoado pela vegetação de caatinga propício para o geoturismo, onde o visitante pode descansar enquanto observa os vales e elevações da região.

“Porém ainda não podemos afirmar que o local ( Saco do Inferninho) trata-se de um vulcão. “ Um vulcão tecnicamente falando é uma estrutura geológica por onde extravasa o magma (material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre) e que ao chegar na superfície leva o nome de lava, resfriando quando chega na superfície da Terra. Esse material "petrificado" damos o nome de rocha vulcânica (um tipo de rocha ígnea). Onde o basalto é o exemplo mais comum. Porém é preciso destacar que nem sempre é necessário ter um vulcão para gerar rochas vulcânicas. “É um ponto a ser estudado hoje iniciamos nossa pesquisa no local e em breve estaremos divulgando os resultados para a sociedade sobre a existência ou não de um vulcão no município.” Destacaram.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui


Fonte: Blog do Antonio Sobrinho
Foto: Reprodução/ Blog do Antonio Sobrinho

Postar um comentário

0 Comentários