Slider

Vídeo registra momento em que baleia encalha e morre na Paraíba

De acordo com o biólogo Caio Graco Zeppelini, é razoavelmente comum encontrar baleias no litoral brasileiro, pela extensão de sua costa.

Uma baleia foi encontrada encalhada, na tarde de ontem, na localidade conhecida como Prainha, no município de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba. Moradores e banhistas encontraram o animal por volta das 15h30. A presença do animal atraiu muitos curiosos. Sem conseguir retornar ao mar, a baleia não resistiu.



O jornalista Nelson Coelho, que estava no local, relatou que muita gente estava na praia no momento em que a baleia se aproximou. “As pessoas aproveitaram para fazer imagens, mas ninguém apareceu para ajudar. Pelo tamanho, acredito que seja um filhote. Infelizmente, ela não resistiu, mas é preciso retirá-la de lá”, observou.

De acordo com o biólogo Caio Graco Zeppelini, é razoavelmente comum encontrar baleias no litoral brasileiro, pela extensão de sua costa. Ela fica no meio de uma rota de migração das águas frias do Pólo Sul, onde as baleias se alimentam, até o Equador, onde se reproduzem. A Paraíba tem um histórico de grande concentração de baleias. Tanto é que existia a pesca da baleia aqui.

“É pouco comum que elas apareçam, mas não chega a ser um fato raro e existem diversos fatores que provocam os encalhes, como acidentes com embarcações dentro do oceano, pesca ilegal nas águas profundas, redes de pesca, desorientação causada por certos equipamentos que são utilizados para prospecção mineral, como sonares. Inclusive, por sua fauna ser rica, a Paraíba está excluída da área em que se usa o sonar sísmico”, ressaltou.

Em relação ao filhote, ele disse que a causa do encalhe, normalmente, é a ocorrência de problemas com a mãe, que pode ter sido atacada ou morrido. Além disso, quando um filhote fica nesta situação, normalmente não resiste, porque ele é muito dependente da mãe.


Veja o vídeo que registra o momento em que o animal está encalhado na praia, publicado no Facebook de Lenilson Balla, do Portal PB Vale.



CLIQUI AQUI E ASSISTA O VÍDEO 

Fonte: Portal Correio
Foto: Reprodução Facebook

Postar um comentário

0 Comentários