Slider

Médicos cubanos são encaminhados para cidades do interior da Paraíba; Juazeirinho-PB e São José dos Cordeiros-PB estão incluídas

Oito médicos cubanos foram encaminhados para cidades do interior da Paraíba nesta segunda-feira (4). Ao todo, nove profissionais estrangeiros que fazem parte do 2º Ciclo do Programa Mais Médicos estavam em João Pessoa. Um deles, que é português, vai atuar na capital.

Segundo informações da técnica da Gerência Operacional da Atenção Básica, Talitha Lira, seis deles chegaram na última sexta-feira (1º) e vão receber treinamento nos municípios. Já outros três chegaram na Paraíba no último dia 26 e participaram de uma oficina de quatro dias de duração no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na oficina, os médicos foram treinados sobre assuntos como assistência farmacêutica, atenção básica, redes e regionalização e vigilância. Além disso, fizeram uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde de João Pessoa e foram aos municípios onde trabalharão.

Os estrangeiros vão atuar em oito municípios. O português Reynaldo Martinez, que já estava na Paraíba desde o dia 26, é o único que vai atender na capital. Dos que chegaram com Reynaldo, também estão Violena Arias e Wiilian Lopez, que foram para Bernardino Batista e São José de Piranhas, respectivamente. Entre os que desembarcaram em João Pessoa na sexta (1º), estão Teresa Aguilar Fonseca (Aroeiras), Teresa Vega e Rafael Leyva (Juazeirinho), Vismary Enamorado (Nova Olinda), Walter Calzadilla (São José de Princesa) e Yenisel Veranes (São José dos Cordeiros).

Apesar de já estarem nos municípios, os médicos só vão poder atuar quando receberem o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). Nesse tempo, eles vão conhecer melhor a realidade das cidades onde vão trabalhar. A previsão é de que os registros dos profissionais estejam prontos ainda nesta semana, conforme explicou Talitha. Com o CRM em mãos, eles já podem começar a atender imediatamente.

O 3º Ciclo do programa será realizado neste mês de novembro. De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria Felício, o Programa Mais Médicos já trouxe à Paraíba 96 médicos, sendo 74 brasileiros e 22 estrangeiros.


Fonte: G1-PB

Postar um comentário

0 Comentários