Slider

Programa de Aquisição de Alimentos cadastra agricultores na Paraíba até outubro

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e executado pela Emater, está cadastrando, até 31 de outubro, agricultores dos 127 municípios paraibanos que foram contemplados com a ampliação do programa. Os interessados devem procurar uma das 14 regionais da Emater próximo ao seu município para obter informações de como fazer parte do PAA.

Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).
O coordenador estadual do Programa, Ângelo Viana, disse que a meta é chegar a cadastrar 2.199 agricultores, demanda identificada por meio de consulta aos municípios e Emater, além de entidades beneficiadas, chegando a 137.826 pessoas atendidas, com um total de 6,1 milhões de refeições/mês (6.122.980).
 
“Estamos na fase de cadastramento dos agricultores e instituições para que possamos fechar a nossa proposta e termos o início da compra. Os agricultores devem procurar os escritórios da Emater para que possam fazer parte deste projeto de expansão”, frisou.
PAA – O Programa de Aquisição de Alimento é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal que consiste na compra da produção do pequeno agricultor e a doação simultânea para instituições socioassistenciais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
 
Caisan – O Governo do Estado implantou a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), que tem parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e conta com 21 órgãos do governo. O objetivo é fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional no âmbito governamental que existem na Paraíba, entre elas, o PAA.
 
A Paraíba foi destaque durante reunião realizada na última quinta-feira (19) em Brasília, no Encontro das Câmaras Interministeriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans estaduais), sobre as ações estaduais desenvolvidas na área. “Fizemos recentemente a representação do Governo do Estado no 3º Encontro Nacional de Caisans, em Brasília, e a Paraíba foi homenageada quando representou os demais estados, devido as ações que estão sendo desenvolvidas, como a ampliação do PAA. Apesar das dificuldades climáticas que temos, o Programa é referência em relação a sua execução”, disse Ângelo Viana.


Fonte: Secom-PB

Postar um comentário

0 Comentários