Slider

PEDRA LAVRADA-PB: Médica cubana começa a trabalhar em Pedra Lavrada no próximo dia 16

PEDRA LAVRADA -O município aguarda a chegada de uma médica Cubana para reforçar o quadro médico, que aderiu o Programa "mais Médicos" do Governo Federal, em decorrência das constantes queixas de falta de médicos e ainda as buscas sem sucesso por médicos para suprir a real necessidade da saúde das equipes de saúde.
 
No ultimo dia 4, o município recebeu a visita técnica da vice-ministra da saúde de Cuba e ainda de representantes da Secretaria de Saúde da Paraíba.

A visita é de rotina e acontecerá em todos os municípios que irão receber um profissional do "Mais Médicos".

O motivo da visita é apresentar aos gestores municipais os coordenadores do Programa, e possibilitar o intercâmbio cultural do povo que receberá o médico estrangeiro e ainda, averiguar as condições de trabalho que serão oferecidas ao profissional, e as garantias de estadia, alimentação e deslocamento.

De acordo com o termo de adesão do programa, cabe a gestão municipal arcar com as despesas de estadia do médico do programa, como moradia, alimentação e transporte até o seu local de trabalho.

A médica ficará hospedada e fará as suas refeições no Centro Profissionalizante do Município e seu deslocamento até a comunidade Cumaru, será diariamente pela manhã em transporte da Secretaria de Saúde do Município, que também deslocará a equipe do PSF até o local.

Pedra Lavrada receberá a médica cubana Milagros Cardenas Lopez, de 61 anos, que é especialista em medicina da família e já atuou em missões humanitárias no Haiti e outros países em situação de conflitos ou de emergência.

Ela foi responsável por uma das falas na entrevista coletiva dada em Recife quando chegou ao Brasil, ela disse que "a missão dos médicos estrangeiros no Brasil é garantir à população carente um bom trabalho em atenção básica, e que a motivação de todos é a solidariedade".

Uma das grandes características dos médicos cubanos é o atendimento em saúde pública, com consultas detalhadas e mais longas, que se concentram principalmente na historia da doença e em ouvir o paciente.

A médica chega a Pedra Lavrada entre os dias 14 e 15 deste mês e inicia seu trabalho no dia 16.

A profissional somará a Equipe de Saúde da Família Dina de Azevedo Melo, na comunidade Cumaru, que já se encontra há algum tempo sem médico.

A população e os profissionais da equipe encontram-se ansiosos para recebê-la.

De acordo com o Programa, o regime trabalhista é de 40 horas semanais, com 8 horas de estudos a serem dispersadas para que o médico faça especialização em Saúde da Família.

Os médicos do Programa Mais Médicos serão acompanhados por supervisores que irão avaliá-los quanto ao desempenho e cumprimento de horário e também terão que cursar Especialização em Saúde da Família promovida pela UFCG.

Ao aderir ao Programa Mais Médicos, os municípios se responsabilizam pelas despesas com moradia e alimentação dos médicos.

O prefeito, Roberto Cordeiro (PSB), comentou a chegada da médica no município. "Estou imensamente feliz em poder receber um profissional que vai somar em melhorias para o nosso serviço e quando esse profissional se trata de um médico, a alegria é ainda maior, em virtude das inúmeras buscas que temos feito em encontrar médicos com interesse de vir trabalhar no interior”, salienta o gestor.



Fonte: Ascom

Postar um comentário

0 Comentários