Slider

Campina Grande ganha sistema que permite consulta sobre horários e itinerários dos ônibus

Sistema permite ao usuário a possibilidade de saber as linhas disponíveis, a quilometragem percorrida, ruas e avenidas que o coletivo vai passar e a localização exata de todas as paradas de ônibus disponíveis para cada linha.

Os usuários do transporte coletivo de Campina Grande ganharam uma nova ferramenta online para consulta de rotas e pontos de ônibus na cidade.

O Sistema de Informação, Operação e Monitoramento do Transporte Público (SIOM), começou a operar este ano e vem facilitando a vida dos moradores de Campina. O SIOM, desenvolvidos por equipes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP), foi selecionado pelo Google e segue em processo de avaliação de dados para ser integrado ao Google Transit.

Leia mais Notícias no Click Na Notícia

O SIOM faz parte da Central Integrada de Operação e Monitoramento do Transporte Público da STTP em Campina Grande.

A ideia de idealização do sistema, segundo um dos desenvolvedores do SIOM, Hélder de Barros, surgiu para ajudar a população a saber os destinos percorridos por todas as linhas de ônibus da cidade e de tentar diminuir o tempo de locomoção, dar mais comodidade aos usuários e diminuir as possibilidades de assalto. Acesse o SIOM aqui.

“Em 2013 iniciamos o mapeamento de todas as rotas, através de GPS. Este ano concluímos o mapeamento de todas as paradas de ônibus e atualizamos algumas rotas que sofreram modificações de fluxo. O SIOM já esta em funcionamento e pode ser utilizado pela população para facilitar a locomoção e melhorar o acesso a informação aos usuários do transporte coletivo”, afirmou Hélder de Barros.

Ao acessar o SIOM, o usuário tem a possibilidade de saber o trajeto, a quilometragem percorrida, ruas e avenidas que o coletivo vai passar e a localização exata de todas as paradas de ônibus disponíveis para cada linha.Uma parceria entre a STTP e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possibilitou a analise e a escolha do SIOM em fazer parte do Google Transit, um sistema interativo de rotas de metrô, trens e ônibus que funciona em outras 22 cidades brasileiras e em mais de 77 países em todo o mundo.

De acordo com Hélder, a parceria com a UFCG foi fundamental para que o SIOM fosse escolhido e analisado pelo Google.

“A parceria com a UFCG nos permitiu essa possibilidade de entrar no Google Transit. O professor Nazareno Andrade, coordenador do laboratório Analitcs da UFCG, junto com alguns alunos, pegaram os nossos dados e adequaram a linguagem de dados utilizada pelo Google. Na última sexta-feira (15) recebemos uma carta do Google nos informando da analise de dados e de que em até oito semanas estaremos fazendo parte do Transit. Isso é muito bom porque vai tornar Campina como uma das cidades mundiais que fazem parte desta ferramenta”, falou Hélder.

Aplicativo deve ser disponibilizado ainda este ano

Além da ferramenta online, os usuários do transporte coletivo também vão ser auxiliados por um aplicativo para smartphone e tablets, tanto pra iOS como para Android, do sistema SIOM.

Segundo Hélder, o app esta sendo desenvolvido e deve ser disponibilizado assim que todos os ônibus de Campina Grande estiverem com GPS instalados.“Existe uma licitação para ocorrer e que vai garantir a instalação de GPS nos ônibus da cidade. Com isso, a partir do GPS, vamos ter, em tempo real, os horários e por onde os ônibus estarão circulando. Isso vai facilitar muito a vida dos usuários, que vão poder saber a hora de sair de casa, já que o aplicativo vai mostrar quando o ônibus se aproxima da parada. Tudo isso vai diminuir o desconforto de espera do coletivo e de possíveis assaltos nas paradas de ônibus, já que o usuário vai ter a possibilidade de ir até a parada apenas quando o coletivo estiver próximo”, concluiu Hélder de Barros.


Curta a página do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Divulgação/Reprodução/Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários