Foto: Reprodução/MEC |
O prazo final para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), segundo comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (24). Em vez de encerrar no dia 25 de janeiro, conforme previam as regras, o sistema receberá inscrições até as 23h59 de domingo (27). A divulgação do resultado segue mantida para a segunda-feira (28).
Após o adiamento, o MEC publicou, na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União", alteração nas datas também do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o MEC, a decisão foi tomada "para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes". Ainda de acordo com a nota, o sistema do Sisu, que ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, "stá funcionando de forma estável nesta quinta-feira". A pasta diz que "continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável" e que "a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos".
Entre outras medidas anunciadas nesta quinta-feira está o retorno da regra de informe de notas de corte parciais para o esquema de 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita uma vez ao dia, à 0h, e não mais em vários horários.
Leia a íntegra da nota:
"Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.
O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.
A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.
As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.
O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente."
Lentidão
A decisão foi tomada porque o site apresentou instabilidades e falhas desde o primeiro dia do processo seletivo.
Candidatos tiveram dificuldade para concluir a inscrição e alterar as opções de curso já feitas – o sistema não carregava e, quando abria, exibia uma tela de login com problemas. Além disso, alguns participantes relataram que, mesmo digitando o número de inscrição e a senha corretos, foram levados a páginas de usuários desconhecidos.
Ao G1, o MEC afirmou que "foi registrada a lentidão do sistema em razão do enorme volume de acessos". Já sobre a falha que direcionava candidatos à inscrição de outros concorrentes, a pasta disse que "a área técnica apurou os casos apresentados com o objetivo de garantir a segurança".
Atualizações de nota de corte podem ter piorado situação
Pela primeira vez, o Sisu atualizou as notas de corte parciais de cada curso em cinco momentos do dia: 0h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. Nas últimas edições, os índices só eram renovados à meia-noite, diariamente, até o prazo final.
Por causa dessa mudança, o fluxo de visitas ao site provavelmente foi maior. Os participantes desejam conferir as notas de corte diversas vezes ao dia, para analisar se vale a pena alterar a inscrição para outro curso.
Nesta quinta, a regra foi alterada e o MEC retomou a divulgação das notas parciais uma vez ao dia.
Novo calendário
Apesar do adiamento do fim das inscrições, as datas da divulgação do resultado e os prazos para matrículas e listas de espera foram mantidas pelo MEC. Veja o calendário:
Inscrições: 22/1 a 27/1
1ª chamada: 28/1
Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2
Fonte: Por Luiza Tenente e Ana Carolina Moreno, G1
0 Comentários