Advogado de Renato Gadelha, Rinaldo Mouzalas, informou ao Portal Correio que impetrará um mandado de segurança preventivo às vésperas da disputa, que acontece no domingo.
A disputa pela mesa diretora da Assembleia Legislativa deve parar na Justiça. Nesta segunda-feira (26), no programa Rede Debate, da RCTV (canal 27 da Net digital), o deputado Renato Gadelha (PSC) confirmou que ingressará com ação para barrar a 'eleição casada'.
O advogado do deputado, Rinaldo Mouzalas, informou ao Portal Correio, nesta terça-feira (27) pela manhã que impetrará um mandado de segurança preventivo na Justiça estadual.
A ação visa impedir que, após a eleição do presidente que vai comandar a Assembleia Legislativa no primeiro biênio da atual legislatura (2015/2016) seja convocada, imediatamente, uma nova eleição para o segundo biênio (2017/2018). “O que constatamos é que não pode haver votação para duas mesas diretoras para os próximos quatro anos. Há vedação tanto no Regimento Interno da Assembleia quanto na Constituição Estadual”, disse o advogado.
A ação, segundo Rinaldo Mouzalas, será impetrada às vésperas da eleição. “Estamos a elaborar o percurso inicial. Impetraremos com o mandado segurança preventivo a fim de evitar tal ato ilegal”, justificou.
Os deputados que apoiam a candidatura de Adriano Galdino (PSB), para presidente da ALPB, querem realizar a eleição para o primeiro biênio e, em seguida, a eleição que teria como candidato Gervásio Maia (PMDB) no próprio domingo, 1º de fevereiro. A antecipação faz parte do acordo para eleger duas chapas em um só dia e contemplar 26 parlamentares. São 13 cargos por mesa.
O deputado Renato Gadelha, eleitor de Ricardo Marcelo (PEN), disse que espera uma liminar antes da eleição da mesa. "Não vamos permitir que se rasgue o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de forma abusiva. Há só um pretexto eleitoreiro. Daqui a dois anos podem estar na Assembleia alguns suplentes e eles não terão como participar de uma mesa com essa eleição antecipada. É um casuísmo e aí teremos que fazer isso", disse no 'Rede Debate'.
A RCTV fará a cobertura ao vivo da solenidade de posse e da eleição da mesa diretora da Assmebleia Legislativa no domingo, a partir das 9h.
Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui
Fonte: Portal Correio
Foto: Divulgação
0 Comentários