A Silicose é uma doença causada pela poeira e pela inalação de minerais que contém uma quantidade variável de sílica cristalina livre. Quando inalada esta poeira o pulmão do trabalhador reage a essa deposição de poeira de sílica, causando o acumulo de tecido fibrótico. Como consequência, o trabalhador passa a apresentar dificuldade respiratória com baixa oxigenação do sangue, o que provoca tontura, fraqueza e náuseas.
No Brasil é muito frequente, com cerca de 6.600.000 trabalhadores potencialmente expostos à sílica. Do total, cerca de 500 mil estão ligados à mineração. A doença apresenta-se de três formas: silicose aguda que normalmente aparece dentro dos 5 primeiros anos de exposição; a silicose subaguda, normalmente aparece após 5 anos de exposição e a silicose crônica, aparece com cerca de 10 anos após o início da exposição
Segundo o pesquisador e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, na mineração em quase todas as etapas os trabalhadores estão expostos a poeira contendo sílica, desde perfuração , detonação , corte e retirada de minérios das frentes de lavra , até as etapas de beneficiamento que envolve desde do transporte até as etapas de britagem , moagem , peneiramento , e ensacamento de minérios.
“Tenho andado muito pela região, visitado os garimpos, conversado com os mineradores e tenho observado que na maioria das vezes eles não usam os equipamentos de proteção individual- EPI´S tais como (máscara, botas, protetores de ouvido, capacete, luvas, protetor solar) dentre outros equipamentos de proteção individual como também de proteção coletiva os EPC´s. O uso destes equipamentos reduziriam o índice de acidentes do trabalho como também a incidência desta doença que tem afetado mineradores da região.” Disse
“É necessário que os trabalhadores tomem conhecimento sobre a doença, principalmente de como preveni-la, pois como não existe tratamento curativo para a silicose, a prevenção assume papel importante. é preciso também que as pessoas ligadas ao setor mineral tomem providências para esta problemática e juntos desenvolvam ações educativas como palestras, cursos de capacitação para conscientizar os trabalhadores, além de contatarem profissionais da áreas para atuarem na atividade” Concluiu.
Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui
Fonte: Blog Antonio de Pádua Sobrinho
Foto: Divulgação
0 Comentários