Slider

São Vicente do Seridó-PB: Milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico de 7 de setembro pelas ruas da cidade

Milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico em comemoração aos 192 anos de independência do Brasil, na tarde domingo, dia 7 de setembro, em São Vicente do Seridó. As comemorações alusivas ao 7 de setembro começaram com uma cavalgada pelas principais ruas da cidade.

 

Centenas de vaqueiros desfilaram ao som de toadas, sob o comando do vaqueiro Zé Cupira. Mais tarde, depois das 16 horas, mais de 2 mil pessoas das escolas estaduais e municipais participaram do desfile.
O público, que este ano foi menor que no ano passado devido a chuva, e mesmo assim somava cerca de 4 mil pessoas, se aglomerou nas calçadas para acompanhar o evento.


A cada ano as escolas procuram superar as expectativas e fazer um lindo desfile, trazendo temas atuais e de grande relevância para a sociedade. Os pelotões escolares falaram sobre o artesanato, que é um marco na cultura paraibana; as sedes das copas, os artistas da terra, falavam sobre brinquedos e brincadeiras, e a cultura religiosa do município.
Outros pelotões também abordaram outros temas como: o regionalismo e a cultura popular; cantando a gente brinca, brincando a gente aprende; qualidade de vida; meio ambiente; literatura e matemática.

A história do município também foi lembrada no desfile. Assuntos como a atividade física, a riqueza no campo, conhecimento e o Estatuto da Criança e do Adolescente também foram abordados.


Três pelotões chamaram a atenção do público: um deles falou sobre a reciclagem, onde os alunos desfilaram com material reciclado; Outro foi o pelotão do grupo da melhor idade, que é formado por idosos do município.

Por onde eles passaram chamaram a atenção da platéia e foram bastante aplaudidos E o outro abordou o tema: "Amo a vida... Eu uso equipamento de segurança", que mostrou a importância do uso de capacete, exigência implantada em São Vicente do Seridó no final do mês de novembro do ano passado e que tem ajudado a reduzir drasticamente os acidentes fatais com motociclistas.

Só no ano de 2012, 12 famílias ficaram enlutadas, uma a cada mês, quando perderam seus entes queridos em acidentes com motocicletas, quando não usavam o equipamento de proteção. Quase um ano depois da implantação da obrigatoriedade do uso desse acessório apenas uma pessoa veio a óbito após acidente, por não estar usando o capacete.

Se apresentaram no desfile a Banda Fanfarra Mirim e a Banda Fanfarra Severino Cordeiro Martins Neto, ambas de São Vicente do Seridó; a Banda Fanfarra Mirim e a Banda Fanfarra Braz Cordeiro de Souza, de Seridó; e a Banda Fanfarra da cidade de Cubati - PB.

A Banda Fanfarra Mirim do Capo,representando as comunidades rurais do município estreou pela primeira vez e fez bonito. Várias autoridades acompanharam o evento. Entre eles a prefeita do município, Graciete Dantas, o vice - prefeito Dr. Airton, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, conselheiros tutelares, dentre outros.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: São Vicente Agora
Foto: São Vicente Agora













Postar um comentário

0 Comentários