Slider

Só 6 dos 32 partidos na Paraíba não definiram as convenções

Data de início realização das convenções, estabelecida pela Justiça Eleitoral, é a partir a próxima terça-feira e se estende até o dia 30 deste mês.

Apenas seis dos 32 partidos na Paraíba ainda não definiram a data para a realização da convenções partidárias. As demais 26 legendas já divulgaram o calendário dos seus encontros estaduais que oficializaram a formação de chapa majoritária e proporcional, assim como, os candidatos a deputados estaduais e federais, senador, governador e vice-governador.



A data de início realização das convenções, estabelecida pela Justiça Eleitoral, é a partir a próxima terça-feira (10) e se estende até o dia 30 deste mês. As regras estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Dos partidos com representação no Estado, 21 deles formalizarão e anunciarão suas deliberações sobre coligações e à escolha de candidatos para as eleições gerais de 2014, entre os dias 29 e 30 que é o prazo final para realização das convenções estipulado pela Justiça Eleitoral.

Os grandes partidos e que terão candidatos ao Governo do Estado como o PMDB e o PSDB realizarão a convenção no dia 29. Já o PSB fará seu evento no dia 30 junho, mesma data do Pros. Outras siglas consideradas emergentes como o PSTU e Psol realizarão suas convenções no início, entre os dias 14 e 17. Os anúncios que serão feitos por essas legendas dos nomes que disputarão os cargos nas eleições deste ano devem ser apresentados todos em João Pessoa.

Seis partidos ainda estudam uma data para realizar a convenção. Muitos negociam a realização de um grande evento junto com a legenda em que apoiarão o pré-candidato ao Governo do Estado. Mas a grande dúvida de muitas siglas gira em torno do local onde realizar a convenção. As cidades que mais devem sediar os encontros partidários são João Pessoa e Campina Grande.

Para as eleições deste ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.

De acordo com a Justiça Eleitoral, para a realização das convenções os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento, devendo comunicar por escrito ao responsável pelo local, com antecedência mínima de 72 horas, a intenção de naquele local realizar a convenção.

Confira as datas das convenções na Paraíba:
Dia 11: PPL

Dia 14: PSOL

Dia 17: PSTU

Dia 27: PEN

Dia 29: PSDB, PMDB, PT

Dia 30: PTB, PSB, PTC, PPS, PV, PTdoB, PP, PCdoB, PRB, PRTB, PDT, PR, PROS, PTN, PSL, SD, PSD

Dia 29 ou 30: PRP, PHS
 



Fonte: Portal Correio com Jornal da PB
Foto: Ilustrativa da Internet

Postar um comentário

0 Comentários