Um perigo que ronda a Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco há mais de três anos, pode estar ada vez mais próximo de acontecer.
Dois vulcões, El Hierro e Cumbre de Vieja, ambos localizados no arquipélago das Canárias vem dando sinais de atividade desde 2010 e os efeitos disso podem causar um tsunami no litoral brasileiro e atingir em menos de seis horas o litoral paraibano.
Apesar do monitoramento nenhum alerta de tremor foi emitido. Alguns abalos, odor de enxofre e aquecimento das águas das ilhas já é relatado por cientistas e pesquisadores dão como certo de que se ele atingir níveis altos de atividade pode causar destruição sem precedentes.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO COM A REORTAGEM:
O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.
O internauta que estiver interessado em acompanhar a situação de El Hierro pode fazê-lo diretamente pelo site: http://earthquake-report.com/pt/2011/09/25/el-hierro-canary-islands-spain-volcanic-risk-alert-increased-to-yellow/
Confira esta matéria com o pesquisador da UFPB , Paulo Rosa que repercutiu na TV Tambaú.
Fonte: PB Agora
0 Comentários