Slider

SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: Cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o desfile cívico de 7 de setembro em São Vicente do Seridó

Fotos: Marcone Alcântara
SÃO VICENTE DO SERIDÓ - PB: Cerca de 5 mil pessoas acompanharam o desfile cívico em comemoração aos 191 anos de independência do Brasil, na tarde do último sábado, dia 7 de setembro, em São Vicente do Seridó.
Antes do início do desfile, centenas de cavaleiros, sob o comando do vaqueiro Zé Cupira, caminharam pelas principais ruas da cidade. Em seguida, aproximadamente 2 mil alunos de escolas estaduais e municipais participaram do desfile, que tem crescido a cada ano. As pessoas se aglomeraram nas calçadas para acompanhar a festa cívica.  
Com cerca de 700 metros de extensão em número de alunos, o desfile empolgou a todos. Alguns professores que acompanhavam os últimos pelotões reclamaram que os alunos não estavam ouvindo o som das bandas devido a distância que se encontravam delas.

Ao todo cinco bandas se apresentaram, mas a distribuição no desfile não seguiu uma sequência e algumas bandas ficaram distantes de algumas escolas.
Outro fato que chamou a atenção foi a manifestação pacífica de vários professores que usaram camisetas pretas com os dizeres: "Sou Professor, "Piso nacional já". Eles formaram um pelotão e entraram no desfile para reivindicar a implantação do piso nacional dos professores no município.
O saovicenteagora.com.br procurou a prefeita Graciete Dantas para ouvir o que ela tinha a dizer sobre a manifestação. A prefeita falou à nossa reportagem que a pessoa mais interessada em resolver a situação dos professores é ela, que tem sentado com uma comissão formada por professores juntamente com a assessoria jurídica da prefeitura para tentar solucionar o problema.

Os site Click Picuí publicou uma matéria enviada pelo professor Janiel César sobre o protesto dos professores e vários sites da região republicaram o assunto. Para ver a matéria na íntegra clique AQUI
Contra tempos a parte, as escolas fizeram um lindo desfile trazendo temas atuais e de grande relevância para a sociedade. A Escola Municipal Presidente Kennedy falou sobre "Respeito as diferenças , toda profissão é digna! O sucesso de todos depende de cada um".
A Escola Municipal Manoel Gonçalves Filho falou sobre os brinquedos: "É brincando que se aprende', brincar é fazer amigos. Brincando a criança desenvolve sua capacidade, integra-se no mundo e aprende a viver. A Escola Municipal Antônio Lourenço falou sobre a  história da escola e citou o nome da primeira professora, Alzira Brejeira, e do senhor Antônio Lourenço, de quem recebeu o nome por ter sido ele o doador do terreno para construção da mesma.
A Escola Henrique Cordeiro desfilou com um tema muito importante e atual: Meio ambiente e diversidade. A Escola Municipal Maria da Luz, que pela primeira vez se apresentou em um desfile, trouxe o tema Ervas Medicinais.
A Escola Municipal Venâncio Lourenço desfilou com o tema: "Cantigas e Contos do Folclore", onde mostrou a riqueza do folclore brasileiro. A Escola Municipal São Luiz em seu desfile trouxe uma maquete da escola, onde contou sua história.
A Escola Municipal Firmino Pereira, que foi fundada em 1972 e recebeu o nome do doador do terreno, o senhor Firmino Pereira dos Santos, desfilou com 25 alunos. A Escola Municipal Damião Zelo veio com 6 pelotões e no 1º pelotão a escola saudou a pátria. O 2º pelotão falou sobre o Programa Mais Educação. O 3º pelotão trouxe um tema muito importante: "Diga não às drogas, valorize a vida". O 4º pelotão falou da educação no trânsito. O 5º pelotão trouxe o tema Gravidez na Adolescência. E o 6º pelotão falou sobre "Alimente-se Bem e Viva Melhor".
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cícero dos Anjos, em seu 1º pelotão, trouxe o estandarte da escola. No 2º pelotão os alunos desfilaram com o novo fardamento. O 3º pelotão trouxe o tema Robótica na Escola. O 4º pelotão falou sobre Atividades Físicas. O 5º pelotão, sobre Ciência e Tecnologia. O 6º pelotão abordou o tema Respeito e Valorização ao Idoso. O 7º pelotão falou sobre Línguas Estrangeiras. O 8 º pelotão destacou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). E, por último, o 9º pelotão chegou falando sobre o Brasil Alfabetizado.
A Creche Municipal José Diego Gomes de Lima apresentou o tema Meio Ambiente e Folclore. A Escola Municipal Cícero dos Anjos também falou do meio ambiente e trouxe os seguintes temas: Plantas e preservação da nossa região, animais da caatinga em extinção, lixo tóxico, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, arco-íris, as quatro estações, a linda rosa juvenil e os animais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Inácio Claudino veio com 8 pelotões. O 1º homenageou a escola, que é a mais antiga do município, com 64 anos de fundação. O 2º pelotão falou sobre o Programa  de Alfabetização na Idade Certa. O 3º pelotão falou sobre o mundo da fantasia. O 4º pelotão trouxe o tema Alimentação Saudável. O 5º pelotão falou sobre horta escolar, pequenas atitudes e grandes resultados, o 6º pelotão trouxe o tema Coma um arco-íris para ter saúde. O 7º pelotão veio com a 1ª turma de concluintes do 9º ano. E o 8º pelotão falou sobre o Programa Mais Educação.
A Secretaria Municipal de Assistência Social desfilou com um pelotão com o estandarte da secretaria, um pelotão do Grupo de Mulheres Mãos Criativas, um pelotão do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças de 07 a 18 anos, um pelotão de artes marciais, um pelotão de esportes, um pelotão do projeto Criança Feliz, de 02 a 06 anos e outro pelotão com o tema: Vamos acabar com o trabalho infantil.
A Escola Municipal João Bartolomeu abordou o seguinte tema: Preservando a Moral, a Ética e principalmente o Amor de Deus. A Escola Municipal Norberto Avelino participou pelo 4º ano de desfile e apresentou a bandeira da escola.
As Escolas Luiz Evangelista e Paulino Herculano apresentaram o tema: Preservando e Valorizando o Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Saúde também participou do desfile com representações do PSF 1 em São Vicente, PSF 2 no Sítio Açudinho, PSF 3 em Seridó, PSF 4 no Sítio Santa Maria e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
As bandas fanfarras fizeram um show a parte, com figurinos bem produzidos e um belo entrosamento. A Banda Fanfarra Severino Cordeiro Martins, de São Vicente do Seridó, sob as regências dos maestros Marcos Túlio e Gilson Minot, veio com um lindo uniforme e uma belíssima comissão de frente. A banda empolgou o público em sua apresentação.

A Banda Fanfarra Mirim de São Vicente do Seridó também chamou a atenção pela habilidade em sua apresentação. As crianças se apresentaram muito bem e  trouxeram encanto ao desfile cívico.
A Banda Fanfarra Mirim e a Banda Fanfarra Braz Cordeiro de Souza, ambas de Seridó, sob a regência do maestro Guilherme Almeida, também participou brilhantemente do desfile. A Banda Fanfarra de Nova Palmeira - PB foi a convidada deste ano e prendeu a atenção do público com uma ótima apresentação.
 
 
Fonte:saovicenteagora







































  




Postar um comentário

0 Comentários