O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, perde 11 milhões de metros cúbicos de água por mês e deve atingir nível de racionamento já no próximo ano, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Localizado no Agreste da Paraíba e responsável pelo abastecimento regular de 19 municípios com mais de um milhão de habitantes, o reservatório está com 44% de sua capacidade.
O manancial também poderá entrar em colapso em novembro de 2014, de acordo com estudo da Agência Nacional das Águas (ANA). Com a redução do volume e a perda de quase 1% de sua água por dia, o açude de Boqueirão vem tornando visível o surgimento de várias ilhas que não eram observadas há anos.
"O volume já causa certa preocupação. É crescente a demanda e estamos entrando nos meses de maior evaporação. Entre setembro, outubro e novembro ele vai perder 11 milhões de metros cúbicos de água por mês", afirmou o gerente de bacias hídricas da Aesa, Lucílio Vieira.
De janeiro a agosto, Boqueirão perdeu 16% de seu volume e está atualmente com 181 milhões de metros cúbicos de água, contando já com os cerca de 35 milhões de metros cúbicos que são impróprios para o consumo humano.
Segundo a ANA, desde 2011 não é registrado sangramento do manancial. A demanda atual de consumo é de mais de um milhão de pessoas em 26 localidades de 19 cidades. No próximo ano, o reservatório tem previsão de atingir o mesmo nível do último racionamento de água, que aconteceu em 2001.
Fonte: G1 PB
0 Comentários