Slider

Saiba quais temas já foram propostos na redação do Enem



A redação é uma das maiores preocupações entre os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de mostrar que conhecem o assunto sugerido na prova, os candidatos precisam apresentar propostas de possíveis soluções, unindo o domínio do conteúdo à habilidade para argumentação.

Saber quais são os temas que já foram trabalhados na redação do Enem também é uma boa de entender a estrutura da prova e os tipos de assuntos que geralmente são tratados. Em geral, a proposta de tema da redação é acompanhada de outros materiais que podem ajudar a ter ideias de como desenvolver o seu texto. Frequentemente esses materiais são trechos de textos, mas também podem ser fotos, charges, tiras.

Abaixo, mostramos quais foram os temas cobrados pelo Exame em suas quatro últimas edições:

2009 - A prova de 2009 tratou do comportamento humano e trouxe o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Aos candidatos, sugeriu-se apresentar uma proposta de ação social sobre o assunto. A questão foi acompanhada de dois textos de apoio: um que falava sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, e outro sobre corrupção. Havia também uma tira de Millôr Fernandes que critica a dificuldade de encontrar pessoas honestas.

2010 - No ano seguinte, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Desta vez, a exigência foi de que os estudantes apresentassem também uma proposta de ação social, mas houve também a possibilidade de fazer a redação falando sobre uma experiência própria que se encaixasse no assunto.

O Exame trouxe dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo, remetendo à assinatura da Leu Áurea em 13 de maio de 1888, outro sobre o futuro cenário do mercado de trabalho e importantes fatores que o constituem, como a busca por qualidade de vida, o perfil dos profissionais, a globalização e a preocupação com o meio ambiente.

2011 - A vida moderna e as redes sociais foram o assunto proposto para os textos da prova de 2011. O tema “Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado” convidou os candidatos do Enem a apresentar uma proposta de conscientização social para problemas da atualidade que envolvem a a vida em rede, internet, liberdade de expressão e privacidade.

Os textos de apoio tratavam sobre o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano, de acordo com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança de comportamento da sociedade à medida que a internet se populariza, trazendo a informação de que, por exemplo, brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo on-line, utilizando as redes sociais, e acrescentando ainda as consequências – boas ou ruins – o constante acesso a estas ferramentas pode acarretar. Os estudantes puderam ler, também, uma tira de André Dahmer que faz sátira à grande quantidade de câmeras de segurança que monitoram todos os nossos passos atualmente.

2012 - Nas provas da última edição do Enem os candidatos escreveram baseados no tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, tendo que apresentar uma proposta de intervenção para a problemática proposta.

Desta vez, a prova trouxe três trechos de textos para apoiar a argumentação dos estudantes. Eles tratavam da imigração para o Brasil desde os séculos XIX e XX, quando as lavouras de café e a indústria paulista atraíram muitos europeus ao país, do fluxo de trabalhadores da Bolívia em busca de oportunidades de trabalho pela América Latina, e também dos imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil ilegalmente após o terremoto que atingiu o país da América Central em janeiro de 2011.
 
fonte: agencia Brasil

Postar um comentário

0 Comentários