Slider

Trabalhadores rurais de São Vicente do Seridó participaram do Grito da Terra Paraíba.


SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Vicente do Seridó participaram do Grito da Terra Paraíba, em João Pessoa, na última quinta feira, dia 25 de Julho.

Cleide Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Vicente do Seridó, juntamente com vários presidentes de associações rurais, reuniu os agricultores para este evento logo nas primeira horas da manhã e seguiram com destino a capital da Paraíba.

saovicenteagora.com.br acompanhou com exclusividade a comitiva são vicentina e registrou as cobranças que os agricultores fizeram em cartazes e faixas. O cartaz que mais chamou atenção foi o banner que levava a foto da agricultora Maria da Guia Ferreira Fernandes, de 22 anos, que foi assassinada em uma tentativa de assalto na zona rural, em 16 de fevereiro deste ano. 

O acusado do crime está preso, mas até hoje o esposo da vítima sofre ameaças de morte feita pelo irmão do acusado e a polícia até agora não tomou nenhuma providência sobre isto. Populares e a impressa paraibana tiraram fotos do cartaz.

A programação se iniciou às 7h, com a concentração em frente à sede da FETAG-PB, em João Pessoa-PB, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, no Bairro de Jaguaribe. A caminhada aconteceu rumo a Praça João Pessoa, onde houve uma sessão especial da Assembléia Legislativa, de forma campal, em homenagem aos 50 anos da FETAG-PB, através de propositura do deputado Francisco de Assis Quintans.

O objetivo era apresentar para a sociedade e cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do campo, na Paraíba.  A mobilização seguiu os mesmos moldes do Grito da Terra Brasil, que reúne todos os anos milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o País, em Brasília, e contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alberto Broch.

Cerca de 6 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de vários municípios paraibanos participaram da mobilização que também comemorou os 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG-PB).

O presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, explicou que a pauta de reivindicações do Grito da Terra Paraíba tem 111 itens e foi entregue as secretarias e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal antecipadamente, como aconteceu no Grito da Terra Brasil. 

No mesmo dia, houve a inauguração da ampliação da sede da FETAG. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, em recursos próprios, o novo anexo tem 7 novas suítes, com capacidade para 6 camas cada; um mini-auditório para 80 pessoas; elevador; recepção; e estacionamento interno para 20 veículos. O encerramento das comemorações aconteceu com um almoço de confraternização ao som de forró pé de serra.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Vicente do Seridó-PB, Cleide Araújo, preocupada com a saúde e o bem está dos agricultores, convidou a  técnica de enfermagem do Hospital de São Vicente do Seridó, Mara Alcântara, para acompanhar a viajem, onde a mesma levou um quite básico de primeiros socorros. Na volta para casa, os agricultores fizeram uma rápida parada na praia de Cabo Branco, onde muitos viram o mar pela primeira vez.

Agricultores de São Vicente do Seridó com faixas e cartazes.
Clique nas fotos para ampliar as imagens
O agricultor Francisco, de São Vicente do Seridó, cantou um verso
de sua autoria e empolgou a todos
A presidente do STTR, Cleide Araújo ajudando a servir o almoço
para mais de 6 mil agricultores 
Os agricultores de São Vicente do Seridó estavam entre as maiores
caravanas da Paraíba
Mais de 6 mil agricultores seguiram para a Praça João Pessoa
A faixa com a foto da agricultora que foi assassinada covardemente
chamou a atenção da população e da imprensa paraibana
Em uma manifestação pacífica os agricultores estavam felizes
por cobrar seus direitos
A população e os comerciantes acompanharam nas calçadas
 a caminhada dos agricultores 
Agricultores de todo os Estado da Paraíba estavam presentes na manifestação
A marcha dos agricultores caminhou da sede da FETAG
até a Assembleia Legislativa da PB  
Agricultores de São Vicente do Seridó no Grito da Terra Paraíba 
Na Praça João Pessoa, os mais de 6 mil agricultores são recebidos
pelo Presidente da Assembleia Legislativa da PB
A Praça João Pessoa ficou pequena para a quantidade de agricultores  
Na volta para São Vicente do Seridó, alguns agricultores pararam na praia.
Muitos viram o mar pela primeira vez
Mesmo cansados, a descontração tomou conta dos agricultores na volta para casa



FONTE: SÃO VICENTE AGORA

Fotos: Marcone Alcântara

Postar um comentário

0 Comentários