Slider

Racionamento vai aumentar em CG e chega para Nova Palmeira, Picuí, Frei Martinho e outras localidades paraibanas

Atualmente, Campina fica sem água das 17h do sábado até as 5h da segunda-feira, semanalmente.
O racionamento de água em Campina Grande será ampliado e outras 13 localidades da Paraíba também vão adotar a metodologia a partir de 1º de junho.
A decisão foi tomada nesta quinta (21), em reunião entre o Ministério Público e o Estado.

Leia mais Notícias no Click Na Notícia


Atualmente, Campina fica sem água das 17h do sábado até as 5h da segunda-feira, semanalmente. Na próxima semana, a Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) deve anunciar a data de início e as condições do aumento do racionamento de abastecimento de água em Campina Grande e em outros 18 municípios da região atendidos pelo açude de Boqueirão.

Já a partir do próximo dia 1º de junho, mais 13 localidades paraibanas (municípios ou distritos) – na região de oito mananciais –, vão entrar no regime de racionamento de abastamento d'água gerenciado pela Cagepa. São eles: Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, do manancial de São Gonçalo; Imaculada (Albino); Cajazeiras e Distrito Engenheiro Ávidos (manancial de Engenheiro Ávidos); Itaporanga (Cachoeira dos Alves); Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira (Várzea Grande); Barra de Santa Rosa (Poleiro); São José de Piranhas (São José I); e São José de Caiana (Pimenta).

Atualmente, o açude de Boqueirão está com pouco mais de 20% da capacidade de armazenamento e o racionamento de água já está em prática em Campina Grande e em outras cidades da região desde o início de dezembro do ano passado. O racionamento de água atinge cerca de um milhão de habitantes, de acordo com a Cagepa.

O secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, disse que a solução definitiva para a Paraíba deve ocorrer em breve, com as obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Segundo ele, o chamado eixo-leste da transposição está com 72% de obra concluída e o eixo-norte, 74%.

Além do procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand Asfora, e de João Azevedo, participaram da reunião o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves; o diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes da Silva; os promotores de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto (secretário-geral do MPPB), Andréa Bezerra Pequeno Alustau, Alcides Leite de Amorim e José Farias de Souza Filho; e vários outros técnicos dos órgãos estaduais voltados à área hídrica da Paraíba.


Curta a página do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: 1-Blog do Marcus Nogueira/2-Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários