Slider

Conheça a estudante de Barra de Santa Rosa, que conquistou 920 pontos na redação do ENEM e foi aprovada em Medicina

Maria Fernanda Almeida Silva, tem 17 anos, é estudante da Rede Pública, cadeirante e foi aprovada em Medicina, obtendo 920 pontos na Redação do ENEM 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Fernanda tem 17 anos, e desde 2016 é cadeirante. Ela foi aprovada para o curso de Medicina da UFRN, campus Caicó.

A história que a reportagem do Se Liga PB vai contar nesta terça-feira(29), envolve superação e exemplo de vida. O município de Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, é a terra-natal da nossa personagem. Maria Fernanda Almeida Silva, 17 anos de idade, é uma jovem estudante como tantas outras Brasil afora, exceto com a sua condição: Ela é cadeirante, devido a um tumor próximo à coluna, que adquiriu aos 3 anos de idade.

Após o diagnóstico, Maria Fernanda passou por inúmeras cirurgias para corrigir o problema na coluna. No último procedimento, realizado em 2016, ela ficou sem o movimento das pernas. Mas quem achou que isso seria um empecilho para que a jovem Fernanda deixasse de buscar seus objetivos, se enganou. Ela iniciou sua vida escolar em uma pequena escola particular do município, mas estudou todo o seu ensino médio na Escola Estadual José Luiz Neto.

Os professores sempre admiraram o compromisso dela com os estudos, que mesmo tendo que dividir as aulas com as viagens para fazer as sessões de fisioterapia, procurava sempre saber o que fora passado em sala de aula quando precisava faltar. Esse relato quem nos conta é a sua tia do coração, Ana Lúcia, Servidora Pública no município e que vibra com a mais recente conquista da sobrinha: A aprovação para o curso de Medicina na UFRN, campus de Caicó e os 920 pontos que Fernanda conquistou na Redação do ENEM 2018, considerada uma das notas mais altas das escolas públicas da Paraíba.

“Não era surpresa, eu nunca duvidei da capacidade da inteligência dela, sempre foi muito inteligente e dedicada aos estudos, mesmo viajando e com os problemas de saúde, sempre esteve fazendo as atividades escolares dela”, destaca Ana Lúcia, lembrando que a jovem fez ao longo de sua vida nove cirurgias, e anualmente Fernanda vai ao estado do Rio de Janeiro para fazer um acompanhamento médico.

Ao lado de seus familiares, a jovem Maria Fernanda comemora a aprovação em Medicina. (Foto: Arquivo pessoal)

“Mas eu fiquei encantada quando ela disse: Tia, eu acho que vou fazer Medicina”, relembra a tia, quando Maria soube de sua nota alta no ENEM, que inicialmente havia pensado em cursar Direito. Mas por um pedido da tia, acabou optando por cursar Medicina, já que a tia é profissional da área da saúde(Técnica de Enfermagem). “Apesar de termos passado por uns momentos bem difíceis, quando há cerca de dois meses atrás meu pai faleceu, e no mesmo dia perdi meu filho de 23 anos de idade”. Explicou, dizendo que quis transformar a sua dor de luto em uma grande felicidade com a aprovação da jovem em Medicina.

Já Maria Fernanda, em conversa com nossa equipe, nos conta quais serão os seus planos na Medicina para o futuro. Ainda vivendo o luto, pela morte de seu avô há dois meses atrás, viu nessa situação uma forma de fazê-la escolher uma das áreas médicas que pretende atuar: Cardiologia!. “Assim como muitos bons médicos cuidaram de mim, quero retribuir isso cuidando de outras pessoas”, nos revela Maria Fernanda.

Na Redação do ENEM 2018, Maria Fernanda obteve uma das notas mais altas entre as escolas públicas da Paraíba: 920 pontos. Quando perguntada qual foi a sua técnica para obter uma nota alta, explica que deve o feito a um Cursinho Online, aonde fazia as redações e as enviava para correção, além da ajuda de uma professora de Português de sua escola, Jucileide, que também lhe ajudou. “Agradeço as professoras que desde o fundamental contribuíram de alguma forma para a minha nota”, diz Fernanda durante a entrevista.

Ao final da conversa com o Se Liga PB, Maria Fernanda dá uma mensagem à pessoas que passam por situação semelhante à sua e que talvez tenham perdido as esperanças.
”Desejo que todas as pessoas sigam em busca de seus objetivos. Nada é impossível”, finaliza a jovem estudante barrense.


Fonte: Se Liga PB

Postar um comentário

0 Comentários