Slider

Produtores da PB receberão consultoria para lidar com a seca

750 produtores da bovinocultura leiteira, avicultura alternativa e caprinovinocultura serão beneficiados.
Produtores rurais paraibanos vão receber apoio e orientação empresarial até 2017 para ampliar o acesso às tecnologias de produção adequadas ao semiárido.
Através de recursos para execução da gestão do agronegócio, 750 produtores da bovinocultura leiteira, avicultura alternativa e caprinovinocultura receberão consultorias tecnológicas, de gestão e meio ambiente, entre outras. O começo dessas ações surgiu com mobilizações do programa Sertão Empreendedor, que será implantado em 18 cidades paraibanas até o final do ano.

Segundo o gestor deste programa pelo Sebrae Paraíba, Rodrigo Azevedo, todas as áreas estarão integradas e com maior abrangência de atuação. Os municípios abordados nesta atuação serão selecionados das regiões do Agreste, Borborema, Cariri, Curimataú e Vale do Paraíba. Além de ampliar o acesso às tecnologias, haverá implantação de gestão e planejamento nas propriedades rurais.

“O objetivo desse esforço conjunto é de tornar as cadeias mais produtivas e rentáveis, contribuindo também para minimização dos impactos negativos nos períodos de estiagem extrema”, explicou. Segundo Rodrigo, ao todo, serão beneficiados diretamente 750 produtores e indiretamente 1.500. Destes 750, a previsão é de atendimento a 400 empreendedores da bovinocultura leiteira, 100 criadores de caprino e ovino e 250 da avicultura alternativa. Aproximadamente 120 produtores já estão sendo atendidos pelo Sertão Empreendedor.

Essas três áreas serão atendidas prioritariamente, mas poderá ser ampliado o leque de atuação. “Caso haja densidade de produtores por município e região, além de lógica de mercado primariamente organizada, poderemos incluir outras áreas agrícolas”, disse Rodrigo. Ações de capacitação técnica, consultorias para difusão tecnológica, gestão da propriedade rural e empreendedorismo e temas relacionados ao meio ambiente são alguns dos conhecimentos adquiridos pelos produtores durante as capacitações.

Missões técnicas e fóruns setoriais das cadeias produtivas também serão realizados para os produtores interessados. A ação é integrada pelo Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) e Federação da Agricultura Estado da Paraíba (Faepa).


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui 

Fonte: Jornal da Paraíba
Foto: Ilustrativa da Internet

Postar um comentário

0 Comentários