Nos primeiros seis meses deste ano, 53 mulheres foram assassinadas na Paraíba, quase nove por mês. Apesar de ainda preocupante, o número é 32% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 78 casos. A informação é da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds).
O mapa da violência contra mulheres mostra que os assassinatos se concentraram em 23 municípios da Paraíba. João Pessoa acumula 25 casos; Santa Rita tem quatro. A cidade que se destaca na redução de crimes femininos é Campina Grande, que reduziu de 11 para três, no semestre. Duzentas cidades ainda não registraram mortes.
Segundo o relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), o número do semestre ainda é menor do que o aferido nos mesmos meses de janeiro a junho de 2012 (81 casos) e de 2011 (77). Os homicídios de mulheres vêm diminuindo ano a ano. Em 2011, foram 146 casos; em 2012 se contabilizou 139 assassinatos e, em 2013, 118 com vítimas do sexo feminino.
Para o secretário de Segurança, Cláudio Lima, a redução dos crimes violentos letais intencionais de mulheres na Paraíba é resultado de ações de prevenção e repressão realizadas pelas polícias Militar e Civil, e ainda por conta de programas como o Mulher Protegida, voltado para o enfrentamento à violência contra a mulher.
“As mulheres que estão sob ameaça recebem aparelhos que contêm um aplicativo capaz de acionar diretamente a Polícia Militar e a Delegacia da Mulher, no caso de violação de medidas protetivas ou ameaças. O programa ainda prevê visitas regulares dos órgãos operativos de segurança a essas mulheres para fiscalização do cumprimento da medida expedida pela Justiça contra os agressores”, explicou o secretário.
Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Cliqui Aqui
Fonte: Portal Correio
Foto: TV Globo
0 Comentários