Slider

Aprenda a se alimentar de forma mais saudável

No geral, a alimentação saudável pode parecer fácil e intuitiva. Todo mundo sabe que frutas e verduras fazem bem e que doces e frituras devem ser consumidos com parcimônia. Mas essas definições não bastam para manter uma rotina de alimentação saudável. Os produtos industrializados muitas vezes confundem o consumidor e a forma de preparo dos alimentos nem sempre é realizada da melhor maneira.


Para incentivar aqueles que buscam uma reeducação alimentar, o site Fechando o Zíper, que ensina como fazer escolhas mais saudáveis na alimentação, listou cinco passos. São pequenas alterações na rotina, mas que já garantem belos resultados.


Confira:

1) Prepare sua própria refeição
Quando comemos fora de casa estamos sujeitos à escolha de alimentos mais energéticos. Eles são mais apetitosos aos olhos na hora da fome e podemos acabar repetindo o prato e assim, aumentando as calorias ingeridas.

Além disso, muitos restaurantes utilizam gorduras trans em seus pratos, por ser uma gordura mais barata. Então estamos enlouquecidos atrás de produtos 0% trans e ela pode estar presente todos os dias no seu prato na hora do almoço naquele restaurante perto do trabalho. Também pode ter farinha de trigo em molho de carne (já pensou o estrago para pessoas que têm doença celíaca?), glutamato monossódico pra dar aquele gostinho a mais… Tudo no qual prestamos tanto a atenção nos produtos industrializados passa despercebido nas refeições fora de casa.

A dica pra quem não tem muito tempo é tirar um dia da semana e fazer grandes porções, depois deixar tudo congelado em potinhos. Leve seu sanduíche e suas frutas quando sair de casa, assim você não cai na tentação dos alimentos das lanchonetes e das cafeterias. A famosa marmita nunca esteve tão em alta. Preocupe-se com a sua saúde!

2) Não faça compras com fome

Você já reparou que quando vamos ao supermercado com fome tudo parece tão apetitoso? Se duvidar, voltamos com coisas que sequer gostamos de comer, só porque a fome e o desejo são grandes e comemos com os olhos. Então, jamais apareça em um supermercado com aquela fome de leão. Coma uma fruta, almoce ou jante antes. Um estudo na Universidade de Cornell observou que, “mesmo a privação alimentar de curto prazo pode levar a uma mudança nas escolhas de tal forma que as pessoas escolhem menos alimentos de baixa caloria, e relativamente mais alto teor calórico”.

IMPORTANTE: faça uma lista de compras, porque sem fome é capaz de você esquecer metade das coisas de que precisa em casa, já que tudo não parece mais tão apetitoso assim….

3) Reduza a ingestão de doces

O doce vicia. É só você reparar… Um dia comemos aquela sobremesinha, outro dia de novo e quando vemos nosso corpo implora por algo doce depois do salgado. Em festas de aniversário também é assim, não é mesmo? Só que é o açúcar, que proporciona um pico de energia o qual vem rápido e vai embora quase sem avisar. Assim, logo estamos desesperados por doce novamente. Além disso, açúcar em excesso vira gordura. Tá explicado aquele exame de triglicerídeos que insiste em não diminuir o valor, não é mesmo? Não tem jeito, o negócio é reduzir ao máximo o consumo. Como?

Primeiro, esqueça que tem como adicionar açúcar nas refeições! Sinta o gosto do café, sinta o sabor natural do suco de frutas. Segundo, procure o açúcar escondido nos alimentos industrializados, que muitas vezes podem vir em produtos considerados “saudáveis”. Barrinhas de cereal com mel, açúcar refinado, açúcar mascavo, açúcar líquido e quase nada de cereais? Hora de procurar outra barra…. Achocolatado cujo açúcar está em primeiro lugar na lista de ingredientes? Caia fora! Refrigerantes? Saiam dos carrinhos que não te pertencem!!

E aquele docinho de sobremesa dá pra comer de vez em quando, no casamento de um amigo, na festa da sua filha... Ou seja, em ocasiões especiais, já que ninguém é de ferro. Afinal, o que vale é o equilíbrio.

4) Consuma frutas e verduras

Muitas vezes supõe-se que a alimentação saudável é muito diferente daquela que as pessoas consomem habitualmente. É verdade que, nas últimas duas décadas, os brasileiros, tanto os que vivem nas cidades como aqueles de áreas rurais, mudaram o seu padrão alimentar, reduzindo o consumo de frutas, legumes e verduras e elevando o de alimentos e bebidas com alto teor de gordura e açúcares e/ou sal.

Precisamos de 3 porções diárias de frutas e de 3 porções de verduras. Se você não consome nada, que tal começar com 1 porção? O ideal é conhecer novos sabores, novas texturas, variar nas cores e aromas. Deixe seu prato colorido e lindo! A vantagem? Muitas fibras, vitaminas e minerais. Seu corpo vai funcionar melhor, sua energia irá aumentar e você comerá menos alimentos energéticos, já que o estômago ficará cheio de fibras. Experimente preparações diferentes, saladas variadas e você vai sentir a diferença.

Ah, e uma porção de frutas não quer dizer a fruta inteira… Pode ser:

1 fatia de abacaxi
1/2 banana prata
1 fatia de mamão formosa
1/2 xícara de chá de salada de frutas
9 morangos
1/2 copo de suco de abacaxi
5) Beba muita água
Deixe a garrafinha de água ser a sua melhor amiga e sempre que olhar para ela dê aquele gole! Nosso corpo precisa de água para exercer suas funções vitais. A pele fica mais bonita e o intestino funciona que é uma belezura. Se você tem o costume de matar a sede com suco ou refrigerante, experimente tomar um copo de água primeiro.


Algumas informações importantes:
 

Use água tratada ou fervida e filtrada para beber e para preparar refeições e sucos ou outras bebidas.
Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Ofereça água para as crianças e idosos ao longo de todo o dia. Eles precisam ser estimulados ativamente a ingerir água.

ATENÇÃO: A única exceção de não orientação de consumo de água é para bebês amamentados exclusivamente ao peito, porque o leite materno contém a quantidade necessária de água de que o bebê, nessa fase da vida, necessita para a sua saúde e adequada hidratação.



Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Cliqui Aqui  


Fonte: Agência Brasil com Fechando o Zíper
Foto: TheDillmiester/Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários