Slider

Dia 7 de Novembro será histórico para o Rádio brasileiro

Na próxima quinta-feira, 7/11, a presidente Dilma Rousseff vai assinar o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A solenidade acontece às 11h, no Palácio do Planalto, e reunirá ministros, parlamentares e radiodifusores de todo o país.


“Estamos diante de um novo tempo para o nosso rádio que, ao operar em FM, ganhará qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance através dos dispositivos móveis”, comemora o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero. A data escolhida para a cerimônia homenageia os radialistas.


O que é a migração do AM?


O chamado processo de migração do AM é, na verdade, um procedimento de adaptação de outorga das emissoras da faixa de ondas médias (no Brasil chamado de rádio AM) para a faixa de frequência modulada. Esse procedimento se tornou necessário devido ao aumento desenfreado das interferências, em especial urbanas, que acontecem na faixa de frequência em que as rádios AM se encontram. Além de reduzir a qualidade chegando a impedir a recepção de rádio AM em diversas regiões, outra consequência das interferências foi a diminuição da oferta de equipamentos receptores que possuem rádio AM integrado. Como exemplo clássico temos o desaparecimento da recepção AM em aparelhos celulares desde 2008, como pode ser visto pelo estudo de celulares com rádio feito pela Abert.

Há mais de 3 anos a Abert estuda diversas possibilidades para a revitalização da faixa de AM, entretanto apenas a migração para a faixa de FM solucionava os diversos componentes e impasses. Foi então que os radiodifusores se uniram e, por meio da Abert, apresentaram ao Ministério das Comunicações a proposta de adaptação do serviço.


A expectativa da entidade é de que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência de FM, que oferece melhores condições de transmissão. “Nesta faixa não temos os problemas graves de interferência que tanto prejudicam as emissoras no AM”, explica.

A mudança representará um investimento de cerca de R$ 100 milhões em novos transmissores, sistemas irradiantes e outros equipamentos, e mais R$ 15 milhões em serviços, estima Slaviero.

Os interessados em participar da solenidade no dia 7 devem fazer seu credenciamento pelo site da entidade, acessando http://www.abert.org.br/web/index.php/radio/migracao-am . Aqueles que já enviaram os dados por email para a Abert não precisam preencher o formulário.

Defesa - A migração atende a uma proposta da Abert e das entidades estaduais de rádio e televisão que, preocupadas com o aumento dos níveis de interferência sobre o rádio AM, em 2011, se mobilizaram para defendê-la junto ao governo.

“O governo compreendeu a importância dessa medida para um meio de comunicação de tanta relevância social”, afirma Slaviero.

A migração poderá ocorrer tão logo autorizada nos municípios onde o espectro de FM estiver livre. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está encarregada de estudar o plano básico do rádio para verificar a disponibilidade de canais.



Fonte: ABERT

Postar um comentário

0 Comentários