Slider

Cubati-PB: Festividades do Padroeiro do município completam 103 anos; Confira as Fotos

Foi realizado em Cubati neste mês de novembro a tradicional “Festa de São Severino Bispo” Padroeiro do município.

As festividades começaram desde o último dia 01 de Novembro, com várias atividades religiosas, apresentações de grupos culturais da cidade e teve seu ponto "principal" na noite deste sábado dia 09, com a abertura do Pavilhão central.


Na noite de sábado animação do público presente ficou por conta das bandas: Forró Bixo Bom, Gamadões do Forró e a atração mais esperada Louro Santos e banda tocando vários rítimos.A festa aconteceu em frente a Igreja São Francisco Bispo.

As comemorações festivas esse ano teve apoio total da Prefeitura Municipal de Cubati, Blog Click Na Noticia, Armazém Paraíba, ASL Distribuidora, Associação Civil Luiz Gustavo de Sousa, Comerciantes e Feirantes Locais, Câmara Municipal de Cubati-PB, Comunidades Rural e Urbana, Locutor Madson Clarino, Josemy Costa e Centro de Estética Oral Dr. Diego Morais.

Uma Novidade esse ano na tradicional festa do Padroeiro foi a cobertura do evento pelo Blog Click Na Noticia, a frente o Radialista Noé Rosendo que além de fazer a cobertura do evento deu total apoio na divulgação.

A festa reuniu grande público além de várias autoridades como o Prefeito Dudu Dantas e seu vice Ribeiro os vereadores do município, vários secretários e contou com a presença do Deputado Federal Wilson Santiago Filho (PDT/PB), Deputada Estadual Gilma Germano (PPS/PB), além do Presidente da FAMUP – Buba Germano.

Todo dinheiro arrecadado esse ano na festa vai ser usado para construção da Casa Paroquial.

Síntese biográfica de São Severino:

Considerado o apóstolo da Áustria, Severino era um rico cidadão Romano que deu os seus bens materiais para os pobres e foi viver no deserto do Egito. Durante a juventude teve forte inclinação à vida monástica, chegando a iniciá-la no Egito e na Síria, porém foi nas regiões da Áustria e Iugoslávia que ele fez um lindo e perigoso trabalho missionário. Por volta do ano de 453, Severino seguiu o chamado de Deus e foi para a Áustria. O trabalho não era fácil. Muitos ignoravam tudo que ele pregava, mas Severino tinha grande perseverança e continuou a pregar e fundou vários monastérios ao longo do Danúbio, fazendo um oásis de cristianismo nessa terra sem Cristo. Ele soltava os cativos, ajudava e confortava os oprimidos e os pobres, cuidava dos doentes e fazia todos os esforços para dar instrução aos católicos do Danúbio, no vale de Viena. Aos poucos muitos austríacos aceitaram a sua fé. Quando as suas palavras provaram serem verdadeiras, eles o chamavam e ele calmamente os atendia e os ajudava.

Conta-se que, durante um período de grande fome na região onde se encontrava, ele descobriu que uma mulher rica havia escondido grandes quantidades de mantimentos e a convenceu a dá-las aos mais carentes, bem como, em outro período, afastou com suas orações a praga dos gafanhotos, que ameaçava acabar com as colheitas e trazer a fome devastadora. Quando a nuvem de terror guerrilheiro se levantou, ele saiu da sua capela, mas continuou a trabalhar, conseguir e distribuir comida, libertar os cativos e conciliar tribos inimigas.
Mesmo no inverno quando o Danúbio ficava completamente congelado, ele insistia em andar descalço e usar uma única túnica, e dentro dessa simplicidade, vários milagres são atribuídos a ele. São Severino pôs novos corações nos habitantes e deu a eles a coragem de fortalecer as defesas da cidade.

A tradição diz que São Severino previu a sua morte. Diz a lenda que, ao deitar-se para morrer, ele cantava : "Que todas as coisas que respiram louvem o Senhor" (Sl 150). Assim, ele morreu tranqüilamente e em paz. Seis anos após a sua morte, seus restos mortais foram transladados para Nápoles, onde o grande Monastério Beneditino de São Severino, foi construído para ser o santuário das suas relíquias.

São Severino na História de Cubati-PB:

O sr. Manoel de Barros ganhou do seu “dono” uma boa parte de terras junto com sua carta de alforria. Desfrutando uma nova vida, resolveu doar um bom terreno para a igreja católica. Assim sendo, por volta do ano de 1910, sendo apoiado por outros proprietários de terras, ele resolveu construir uma pequena capela, virada para o oeste, onde o sr. José Jesuino tornou-se proprietário posteriormente. Com a capela construída, logo foram surgindo imigrantes e as primeiras casas próximas a ela foram sendo construídas e daí, essas e outras famílias espalhadas pelo campo, começaram a se encontrar para juntas elevarem suas orações a Deus e a virgem Maria.

Como faz parte da tradição católica, havia o desejo da presença de imagens como sinais da fé dos fiéis. Dessa forma, Manoel de Barros adotou o intuito de doar a imagem de São Severino, quem sabe por confiar nele como sendo o protetor dos cativos e dos famintos. Depois de muita dificuldade e ansiosa espera e a imagem de São Severino peregrinar de porto em porto, esta chega ao pequeno vilarejo no dia 08 de novembro de 1912, “trazida em lombo de animal”. Num clima de muita euforia, os presentes deram graças a Deus e ali mesmo já o aclamaram “padroeiro do lugar”.

Seguiu o tempo e, já com a minúscula comunidade vivendo a alegria de celebrar a santa eucaristia, em 1930, realizou-se a primeira festa do padroeiro São Severino, sendo iniciativa da srª “Mãezinha”, esposa do sr. Matias Paulino, com o apoio de todos os moradores. À princípio, a festa realizava-se de forma muito simples, depois foi se propagando e por muito tempo tornou-se a maior festa cubatiense, infelizmente vem sendo deixada em segundo plano, a partir do final do séc. XX. Com o intuito de uma maior confraternização, por um longo período, a tal festa acontecia em dezembro, tendo seu ponto alto em 31 de dezembro e 1º de janeiro, todavia, com o passar dos tempos e a comunidade adquirindo a cultura de promover a confraternização do reveilon em família, a festa foi perdendo o brilho, daí por iniciativa do conselho administrativo e com aprovação da comunidade. Dessa forma, desde os anos finais da década de 80, ela vem acontecendo em torno do dia 8 de novembro.

Movidos pela fé em Deus e a confiança na proteção do padrinho Severino, muitos para agradecer e homenageá-lo, deram o seu nome para seus filhos e filhas.
Em nossa diocese, compartilhando conosco a proteção do referido santo, encontra-se a comunidade de Nova Floresta - PB, entretanto, naquele município sua festa realiza-se em torno do dia 20 de outubro.

(Pesquisa e texto: Lúcia Faustino)

No Brasil São Severino Bispo não é muito conhecido,mas é venerado no município de Nova Floresta-PB, onde foi fundada a Igreja de São Severino Bispo. Igualmente, São Severino Bispo tornou-se o padroeiro do município de Cubati-PB em 1912, denominando a 1ª capela que fora construída em 1910 e sua festa acontece em torno do dia 08 de novembro, data em que a imagem do referido santo chegou ao citado município, tendo sido doada pelo ex-escravo Manoel Maria de Barros.


Fonte: Blog Click Na Noticia
Fotos e Reportagem: Noé Rosendo Locutor

                          Fotos da Festa do Padroeiro 2013
 








































































Postar um comentário

0 Comentários