Slider

EXCLUSIVO–“Hamigos”, o site de relacionamento brasileiro: “novidade” ou “plágio”?

“EU QUERO TER UM MILHÃO DE HAMIGOS”
Diante do convite que recebi para ser colunista do site Paraíba Geral, veio logo em mente falar de um produto que, ao menos em nível de Paraíba, ainda não vi nenhum blog comentando mas que, de forma muito rápida, porém discreta, está caindo no gosto popular. Trata-se do site de relacionamentos “hamigos.com”. Do que se trata? Simples, plágio do serviço de rede social “Facebook”, o “Hamigos” foi criado por um brasileiro que se autodenomina “CEO hamigos :) - Weldes” cujo perfil, no momento em que estou escrevendo este artigo, conta com exatos 31.586 contatos.


O que chama mesmo a atenção nessa nova rede social é que, enquanto gigantes do mercado tentaram e não conseguiram emplacar suas redes – o Gloogle + é um exemplo -, vem um brasileiro anônimo e, ainda que copiando “ipsis litteris” o Facebook, construiu uma plataforma que está caindo no gosto de muita gente que se utiliza das redes sociais. Criado em julho de 2013, o Hamigos oferece vários serviços: páginas e comunidades; fotos; filmes e seriados; canais de vídeo; ouvir músicas; afinidades; agenda e eventos; enquetes; compras; notícias e acontecimentos; aplicativos e jogos.

Os integrantes do grupo do Facebook AMIGOS DE PICUÍ estão testando a plataforma do Hamigos e, ainda que a rede apresente alguns buggys, no geral os membros do grupo estão gostando muito da experiência. Mas, convenhamos: Mark Zuckerberg não deve estar gostando nada desse “Hamigos” com “H” e acredito que, em breve, acionará a justiça brasileira. Porém, enquanto isso não acontece, vida longa ao HAMIGOS e, caso seu idealizador seja acusado de plágio, vai a dica: a plataforma está de pé, já conta com milhares de membros: basta mudar um pouco a aparência e pronto – afinal, na internet tudo se copia… Ah, só uma curiosidade ainda não satisfeita: por que cargas d’água Hamigos com “H”?

Fabiana Agra para Paraíba Geral

FABIANA AGRA é advogada, jornalista e escritora. Atualmente está finalizando seu segundo livro, “Picuí do Seridó: século XX”. É responsável pelas páginas “Rabiscos e Paisagens” e “Falando Direito” e pelos grupos “Amigos de Picuí” e “Picuí do Seridó”, todos do Facebook.



Fonte: Paraíba Geral Por Fabiana Agra

Postar um comentário

0 Comentários