A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) divulgou nesta terça-feira (17) a concorrência do Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na cota universal, o curso mais concorrido é Odontologia - Campina Grande com 53,5 candidatos por vaga. Em seguida, vem Direito - Campina Grande (Matutino) com 44,55 concorrentes por vaga e Psicologia com uma disputa de 30,69 candidatos por vaga.
Já na cota de inclusão, Psicologia liderou a concorrência, com 43,69 candidatos por vaga, seguido de Fisioterapia com 42,45 concorrentes por vaga e Educação Física com 41,60 candidatos por vaga. Ao todo, o Vestibular 2014 teve 28.546 inscritos, sendo 12.108 na cota universal e 16.438 na cota de inclusão.
Este ano, estão sendo ofertadas 2.884 vagas, sendo 50% destinadas para a cota universal e 50% para a cota de inclusão (estudantes oriundos da rede pública de ensino da Paraíba). As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.
As provas do Vestibular 2014 serão aplicadas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa. Mesmo não havendo Campus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja.
Em Campina são 26 setores de aplicação de provas; em Guarabira, sete; em Catolé do Rocha, dois; em João Pessoa, seis; em Monteiro, dois; em Patos, sete; em Araruna, dois; e em Sousa, dois. Os cartões de inscrição já estão disponíveis no site da CPCON com a indicação dos respectivos locais de provas dos candidatos.
As avaliações serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza.
Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.
Este ano, o Vestibular da UEPB conta com duas novidades: a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual e a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.
De acordo com a professora Ana Alice Sobreira, presidente da CPCON, não será permitida a entrada de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico. Detectores de metais serão utilizados na entrada dos candidatos e sempre que for preciso o aluno ir ao banheiro. A Polícia Científica também estará atuando para evitar qualquer tentativa de fraude no concurso. Todos os preparativos para a realização do Vestibular estão sendo finalizados e a expectativa dos organizadores é de que o processo seletivo seja realizado, mais uma vez, com êxito, assim como nos anos anteriores.
Obras do Vestibular
As obras escolhidas para o Vestibular 2014 foram: "Clara dos Anjos", de Lima Barreto; "Mastigando Humanos", de Santiago Nazarian; "É Proibido Comer Grama", de Wander Piroli; e "Ciço de Luzia", de autoria do escritor monteirense Efigênio Moura.
Publicado pela Editora Universitária da UEPB, através do Selo Latus, Ciço de Luzia conta a estória da paixão de Ciço Romão, trabalhador da Fazenda Macaxeira, e Luzia, filha do patrão. A ficção se dá nos anos 70 e se ambienta no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalau.
O livro tem 286 páginas e todo seu diálogo no "matutês" é acompanhado de um glossário em cada capítulo. A obra está disponível em PDF para os candidatos através do link:
Fonte: Assessoria
0 Comentários