Slider

Falta de água ameaça hospitais de CG e Saúde anuncia plano para evitar problemas

Secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto, explicou que, para economizar água dos hospitais geridos pela Prefeitura, todo o serviço de lavanderia de rouparia hospitalar será concentrado no Hospital Municipal Pedro I.


A secretaria de Saúde de Campina Grande se reuniu nesta terça-feira (25) com o Conselho Municipal de Saúde para apresentar um plano de emergência que garanta água nos hospitais e serviços de saúde da cidade, que enfrenta crise no abastecimento e passa por racionamento.

Leia mais Notícias no Click Na Notícia

A secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto, explicou que, para economizar água dos hospitais geridos pela Prefeitura, todo o serviço de lavanderia de rouparia hospitalar será concentrado no Hospital Municipal Pedro I.

Segundo a secretária, 80% da água que será utilizada na Lavanderia Central do Pedro I será reutilizada no próprio setor, evitando significativamente o desperdício. "Isso só vai ser possível porque hoje aquela unidade possui, além de um reservatório com capacidade de 120 mil litros e um segundo que comporta até 24 mil, captando água da chuva. Além desses dois reservatórios, contamos com um poço no local com vazão de mil litros por hora", explicou.

No Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, a água utilizada no processo de hemodiálise vem sendo reutilizada desde o ano passado para serviços de limpeza. Para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida - ISEA, Hospital Municipal de Criança e UPA 24h e o SAMU 192 a Secretaria de Saúde está adquirindo reservatórios para ampliar a capacidade de armazenamento d'água. O mesmo vem sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde que ainda não possuem reservatórios.

A reunião teve ainda a participação de representantes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Agência Executiva de Gestão das Águas (Cagepa) e Ministério Público.

Campina Grande fica sem água semanalmente, das 5h de sábado às 17h da terça. A cidade depende do açude de Boqueirão, que tem menos de 17% da capacidade e deve ter a retirada de água reduzida ainda mais, após determinação da Agência Nacional das Águas (ANA). 


Curta a página do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários