Slider

Policiais do 9° BPM recebem prêmio do Governo do Estado


Graças ao bom desempenho, no que tange à redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no segundo semestre do ano de 2014, em sua área de atuação, policiais lotados no 9º Batalhão de Polícia Militar farão jus ao recebimento do prêmio Paraíba Unidade Pela Paz (PUPP).
A boa notícia foi divulgada durante reunião de monitoramento no Palácio da Redenção, realizada no último dia 20, onde foi apresentado um balanço do programa por parte do Governador Ricardo Coutinho e das demais autoridades ligadas à área da Segurança Pública em nosso Estado, sendo tal benefício pecuniário recebido hoje durante o pagamento.

De acordo com o que foi exposto a Paraíba apresentou a maior redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Nordeste e a 3ª do País nos últimos quatro anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número “aceitável” seriam 10 mortes violentas para cada 100 mil habitantes e, em relação a estes números, o Estado da Paraíba conseguiu obter a redução de 13,4% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. 

Em relação ao 9º BPM os números são bastante otimistas uma vez que, em comparação ao 1º semestre do ano de 2014, houve uma redução de 20% no número de homicídios. O número de roubos também teve um decréscimo de 23% ao final do 2º semestre do ano de 2014. Outro dado relevante e que reflete no combate aos mais diversos crimes, está relacionado à crescente apreensão de armas de fogo na área de atuação do Batalhão: com o aumento de 22% no número de armas apreendidas.

O Prêmio Paraíba Unida pela Paz - PPUP, instituído pelo Governo do Estado da Paraíba, correspondente a uma premiação financeira por resultados, destinado a policiais civis, policiais militares e bombeiros militares do Estado lotados nos órgãos operativos da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, em função de seu desempenho no processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI - nos Territórios Integrados de Segurança e Defesa Social - TISPs, instituídos pela Lei Complementar n.º 111/2012.

Para o Tenente-Coronel Afonso Antônio Galvão, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, a redução considerável nos números “só foi possível graças à integração dos órgãos de segurança pública em nossa área circunscricional, inclusive os policiais civis da nossa área também serão comtemplados”. Segundo o Comandante do 9º BPM os sérios e contínuos investimentos do Governo do Estado na área de Segurança Pública, bem como, o livre acesso aos escalões superiores, CPR1 (Coronel João da Matta) e Comando Geral (Coronel Euller de Assis Chaves) têm feito com que as metas sejam alcançadas, refletindo numa melhor sensação de segurança. O Tenente-Coronel Galvão ainda destacou que outro fator preponderante para a redução dos índices criminais é a efetiva participação da população com informações, sugestões e críticas construtivas.

Nos últimos quatro anos o 9º Batalhão de Polícia Militar tem sido agraciado pelo Governo do Estado com viaturas policiais e armamentos (letais e não letais), bem como, equipamentos de proteção individuais (coletes balísticos). Ainda no mesmo período o efetivo policial do 9º BPM dobrou em números, inclusive, com atenção voltada para as zonas rurais dos municípios com a criação de duas Patrulhas Rurais que policiam e interagem com à comunidade rural.

NOVA FILOSOFIA

Seguindo diretrizes da Polícia Comunitária os militares do 9º BPM vêm, cada vez mais, se adaptando a essa nova estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto esta quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão. Pensando nisso o Tenente-Coronel Galvão vem incentivando a realização de reuniões cotidianas envolvendo os que realizam o policiamento ostensivo e a comunidade em geral. Nas reuniões os cidadãos colaboram com os policiais criando um laço de amizade que culmina na resolução dos mais diversos problemas enfrentados por eles em seu dia a dia. Outro ponto positivo que tem colhido bons frutos são as audiências públicas periódicas com os representantes institucionais dos 12 municípios que integram a área de atuação da Unidade Militar.

Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Ascom 9º BPM
Foto: Reprodução/Ascom 9º BPM

Postar um comentário

0 Comentários