Slider

Combustível pode ser vendido adulterado na Paraíba após fim de fiscalização

Venda do álcool, diesel e gasolina está sendo feita sem aferição de qualidade desde o dia 25 de fevereiro.
A qualidade dos combustíveis comercializados nos postos da Paraíba está comprometida. A venda do álcool, diesel e gasolina está sendo feita sem fiscalização desde o dia 25 de fevereiro e sem a aferição os consumidores iram adquirir os combustíveis sem controle de qualidade e correm o risco de consumi-los adulterados.

De acordo com o chefe de Laboratório de Combustível da Universidade Federal da Paraíba, Antônio Gouveia, o contrato firmado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) teve seu término após cinco anos de parceira. Segundo ele, a ANP alega falta de orçamento para renovar o contrato de manutenção.

Amostras eram recolhidas em todos os postos dos estados para analisar a qualidade dos combustíveis. “Fazíamos coleta todos os dias. De dois em dois dias mandávamos a coleta para a ANB. A aferição era feita no diesel, na gasolina e no álcool”, explicou.

Para Antônio Gouveia, o maior prejudicado com o fim da parceria é o consumidor. “O consumidor agora não vai saber qual a qualidade do combustível que está usando. Com nossa fiscalização já constatávamos adulteração e isso deve piorar”, alegou.

Segundo ele ANP, o Laboratório de Combustíveis e Materiais, a UFPB, montou uma infraestrutura, concorreu e ganhou a licitação promovida, em dezembro de 2009, pela Agência Nacional de Petróleo. Uma equipe de 26 pessoas que realizava a aferição dos combustíveis foi dispensada na sexta-feira (27).

Além da Paraíba, os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte também tiveram seus contratos suspensos com a ANP. 


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Reprodução/Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários