Slider

Com menos de 20%, águas de Coremas estão sendo desviadas para irrigação no RN

Denúncias foi confirmada pela Frente Parlamentar da Água durante audiência pública. Presidente da Frente, deputado Jeová Campos, disse que caso vai ser levado a conhecimento da ANA. As águas do açude de Coremas, que esta com pouco mais de 19% de capacidade de armazenamento, segundo o último levantamento da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), estão sendo utilizadas para irrigação em municípios do Rio Grande do Norte.
A constatação foi realizada pela Frente Parlamentar da Água durante uma audiência pública no sábado (28).

A audiência, realizada na Câmara Municipal de Pombal, levantou as preocupações da população e dos parlamentares com relação a utilização indevida da água para irrigações, já que o volume do açude é inferior a 20% e, mesmo com as chuvas, não tem recebido recarga.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Jeová Campos (PSB), informou ao Portal Correio que a situação é preocupante, já que a população vive dias de desabastecimento. O caso vai ser levado ao conhecimento da Agência Nacional das Águas (ANA), que gerencia a distribuição da água.

“Fizemos essa audiência e confirmamos a denúncia. Vários técnicos e lideranças falaram sobre a questão e ficamos preocupados com a situação, porque, se forem mantidos os níveis de hoje, vamos ter a necessidade de redefinir a distribuição da água para evitar uma calamidade nos municípios paraibanos que são abastecidos por Coremas”, afirmou Joevá Campos.

Segundo o deputado, uma audiência com a presença do diretor presidente da ANA, Vicente Andreu, esta marcada para o dia nove de abril, provavelmente no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde a denúncia vai ser formalizada e será feito um pedido para que providências sejam tomadas. 


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Hyldo Pereira

Postar um comentário

0 Comentários