Slider

Com açude seco, deputados temem colapso de água em todo o Sertão da Paraíba

Políticos, que integram a Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), constataram que o açude Engenheiro Ávidos está seco, com apenas 9% de água acumulada.

Uma comitiva formada por deputados estaduais da Paraíba visitou obras da Transposição do Rio São Francisco durante o fim de semana e percorreu a área do açude Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado a 461 km de João Pessoa.

Os parlamentes ficaram preocupados com a crise hídrica da região e não descartaram um colapso no abastecimento caso não chova intensamente nos próximos meses.

Os políticos, que integram a Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), constataram que o açude está seco, com apenas 9% de água acumulada. O volume de água é de apenas 23 milhões dos 255 milhões de metros cúbicos d´água. Todos estão apelando para que ocorram chuvas na região. A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, declarou – durante audiência pública na Câmara Municipal da cidade - que a luta é de todos e a população da cidade já sente as dificuldades nas torneiras porque o açude Engenheiro Ávidos.

O deputado Renato Gadelha adiantou que o açude está já no seu volume morto e a captação da água ainda é possível porque a Cagepa instalou sistema de bóias. "Nós temos que rezar para que chova antes, só assim teremos condições de sobreviver até a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, e o nosso estado será o mais beneficiados porque nós vamos encher o açude Engenheiro Ávidos, São Gonçalo, Boqueirão e Acauã e com o canal intermediário captando água do rio Piranhas para o rio Piancó nós vamos também reforçar o complexo Coremas-Mãe D'Água, então nós vamos ter um progresso enorme".

A Frente Parlamentar visitou as obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco no município de São José de Piranhas, numa extensão de 20 quilômetros. Os deputados farão um relatório sobre o que constataram e solicitarão ao Ministério da Integração Nacional um termo aditivo para que as obras possam chegar até ao açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras. A comitiva cruzou o túnel Cuncas II, com quatro quilômetros de extensão. Uma força tarefa entre as bancadas federal da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, deverá ser formada para cobrar celeridade para conclusão das obras.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários