Slider

Vagas da PB no Sisu crescem 34% e universidades terão 17,7 mil vagas

Maior aumento foi na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que passou de 1.525 para 4.755, chegando a 100% de adesão ao sistema.

As quatro instituições públicas de ensino superior (IES) da Paraíba irão aumentar em 34% a oferta de vagas para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2015.

O número total vai passar de 13.144 vagas oferecidas este ano para 17.705 no ano que vem. O maior aumento foi na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que passou de 1.525 para 4.755, chegando a 100% de adesão ao sistema.

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), ampliou sua oferta em 87% (de 1.180 para 2.210) com a ampliação de vagas na instituição. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aumentou sua oferta de 2.884 para 3.210 (11,3%). Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reduziu 25 vagas para 2015 (de 7.555 para 7.530), embora seja a detentora do maior número.

As IES de todo o País têm até o próximo dia 28 para fazer a adesão ao sistema, junto ao Ministério da Educação (MEC). O Sisu 2015 não deve sofrer alterações, mas algumas instituições estudam formas de evitar a sobra de vagas. Na UFPB, o coordenador de Escolaridade, João Wandemberg Maciel, acredita que haverá uma redução do número de vagas remanescentes por conta da adesão, recentemente, de várias universidades do País ao Sisu como, por exemplo, a UFCG.

“Ainda não sabemos quanto vai sobrar, mas que haverá uma redução, deverá ocorrer sim, pois o candidato irá optar por ficar mais perto de onde mora”, disse.

No Sistema de Seleção Unificado deste ano, a UFPB fez seis chamadas na primeira edição, 10 chamadas na segunda e mesmo assim sobraram vagas. Para o próximo ano serão oferecidas 7.530 vagas para a primeira fase. João Wandemberg disse que a redução em relação à edição anterior do Sisu foi na segunda entrada para cursos do Campus IV, no Litoral Norte, que estão com um semestre a menos. “Com essa medida nós vamos conseguir unificar o calendário letivo de todos os campi, a partir do próximo ano”, disse. A UFPB possui, ao todo, 117 cursos nos quatro campi.

Sobrando
Para evitar uma grande quantidade de vagas remanescentes, o assessor da Pró-Reitoria de Graduação da UEPB, Wagner Santos, informou que será feito um cadastro de interesse presencial após ser divulgada a lista de espera. Haverá no sistema de seleção duas chamadas e, posteriormente, uma lista de espera para a primeira opção.


Curta a fanpage do Click Na Notícia no Facebook e receba as últimas Notícias! Clique Aqui

Fonte: Portal Correio
Foto: Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários