Slider

UEPB recebe R$ 3,6 milhões em recursos para infraestrutura de laboratórios

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou recursos na ordem de R$ 3,6 milhões, com aprovação de projetos no Edital CT-Infra 01/2013, Chamada Pública do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), para melhorar sua infraestrutura de laboratórios. O órgão do governo federal selecionou propostas de Instituições de Ensino Superior de todo o país para apoio financeiro a projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa.


No caso da UEPB, que teve importantes projetos aprovados, os recursos do Governo Federal, são destinados para a aquisição de equipamentos de pesquisa para o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), equipamentos para o Biotério do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ambos instalados no Câmpus de Campina Grande, e para equipar e modernizar laboratório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) do Câmpus de João Pessoa.


Para o NUTES, foram conquistados recursos para a aquisição de estação de retrabalho de componentes convencionais; equipamento de inspeção óptica para placas de circuito impresso; equipamento de inspeção por Raio-X; câmara climática para uso em aplicações onde seja necessário simular exata e reprodutivamente as diferentes condições climáticas; máquina universal de ensaios mecânicos elétrica; reômetro capilar modelo e máquina de avaliação de impacto para plásticos.


Para o Biotério, a Universidade conseguiu no Edital CT Infra 2013, verba para adquirir um autoclave horizontal e para equipar uma sala de experimentação e análise, além de uma sala de ratos e uma sala de camundongos, ambas compostas por vários equipamentos.


Professora do Departamento de Odontologia do Câmpus de Campina Grande, a professora Nadja Oliveira Brito,disse que a aprovação dos projetos vem consolidar a pós-graduação na UEPB e estimular o desenvolvimento da pesquisa, além de ampliar a produção científica e o depósito de patentes da Instituição. Ela participou da elaboração do projeto do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde.


“Com esse aporte financeiro, teremos como instalar no NUTES um laboratório de ensaios mecânicos e elétricos para dispositivos médicos, onde faremos certificação desses equipamentos para ANVISA e seremos referência no Brasil na área de regulação de equipamentos médicos. Teremos equipamentos como máquina universal de ensaios mecânicos de ponta, microdurômetro, equipamento de ensaio termomecânico, entre outros”, comentou a professora.


Já no Câmpus V, com a aprovação dos projetos, será possível criar mais um laboratório no curso de Ciências Biológicas, na área de Genética, e modernizar os equipamentos dos espaços de pesquisa já existentes. Foram conquistados recursos para aquisição de centrífuga de bancada refrigerada; sistema de análise de ácidos nucleicos e proteínas (termociclador, transiluminador, sistema de fotodocumentação e fontes e cubas de eletroforese); leitora automática de microplacas; estereomicroscopio com câmera digital acoplada e módulos para filmagem e montagem sequencial; microscópio eletrônico de varredura de bancada; sistema de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC); ultracentrífuga preparativa e sistema profissional de evaporação rotativa.


Os equipamentos serão distribuídos para o novo laboratório de Biologia Celular e Molecular – Genética e os demais laboratórios do curso de Ciências Biológicas, além de servirem para o fortalecimento das linhas de pesquisa dos mestrados em Ecologia e Conservação e Ciências Farmacêuticas, que contam com alguns docentes do quadro atuando no Câmpus V. O material ficará a disposição de estudantes e docentes da UEPB e de outras instituições parceiras, para que possam desenvolver as atividades de pesquisa.
 

De acordo com o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime, a aquisição destes equipamentos representa um avanço para a área de pesquisa do curso de Ciências Biológicas e para a UEPB como um todo, uma vez que permitirá a montagem de uma estrutura moderna e equiparada aos melhores espaços de pesquisa do Estado, com muitos desses materiais, a exemplo do microscópio eletrônico de varredura de bancada, exclusivos dos laboratórios do Câmpus V da UEPB.
 

Sobre o CT-Infra
 

O edital CT-Infra apoia financeiramente projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa. A escolha das propostas considerou o mérito e a abrangência dos subprojetos no contexto de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo a contribuição para o desenvolvimento local, para a distribuição territorial das unidades de pesquisa e mitigação de assimetrias regionais.
 

Também foram considerados os impactos esperados no desenvolvimento das atividades de pesquisa e cursos de pós-graduação de cada subprojeto, além da qualificação e competência da equipe envolvida, utilização multiusuária dos equipamentos e da infraestrutura de pesquisa a serem implantados, entre outros aspectos. O prazo de execução dos projetos deverá ser de até três anos, período que pode ser prorrogado a critério da FINEP.


Fonte: Assessoria
Foto: Ilustrativa da Internet

Postar um comentário

0 Comentários