Slider

Projeto da COONAP quer resgatar caprinovinocultura e dobrar produção de leite nos assentamentos do Semi-Árido paraibano

Um dos projetos elaborados pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) para serem desenvolvidos durante este ano é o resgate da caprinovinocultura nas áreas de assentamento do Semi-Árido. Dos 32 assentamentos acompanhados pela cooperativa, 16 estão localizados nesta região e serão beneficiados com o projeto que, através de parceria com a Emepa, pretende adquirir animais reprodutores de alta linhagem para melhorar a qualidade da raça existente, conforme explicou o médico veterinário da COONAP,
Hildebrando Ribeiro Neto, que acompanha os animais dos assentamentos. Outro projeto que também será realizado através de parcerias será o melhoramento genético para a produção leiteira, que inclui a seleção das vacas, a vacinação e depois a inseminação, e que pretende dobrar a quantidade de leite produzida, acrescentou o médico veterinário.

Além de desenvolver projetos, o médico veterinário realiza, de forma rotineira, vacinação contra febre aftosa, brucelose, crostridiose e raiva, exames de brucelose e tuberculose, além de cirurgias nos animais dos assentamentos acompanhados pela COONAP. Quando da realização de campanhas de vacinação, elas são acompanhadas pelo médico veterinário e contam com o auxilio dos técnicos de cada área. As doses de vacina contra a brucelose e a aplicação são disponibilizadas pela COONAP, sem custo nenhum para os assentados.

A atividade profissional do médico veterinário de ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária) tem como objetivo orientar, auxiliar e capacitar os produtores a melhorarem suas práticas na criação animal, promovendo aos assentados autonomia para que eles mesmos possam cuidar, de forma preventiva e curativa, dos seus animais. Ele ainda desenvolve e executa programas de reprodução, nutrição e higiene sanitária, além de realizar programas de treinamento, entre outras atividades.
SOBRE A COONAP - A cooperativa trabalha com empresas federais, estaduais e municipais e atualmente tem um contrato com o INCRA para assessoria e assistência técnica em assentamentos da reforma agrária e com algumas prefeituras para a realização de cursos profissionalizantes para jovens e adultos. Como cooperativa de trabalho, a COONAP atua em diferentes eixos: Gestão de Recursos Hídricos, Gestão do Sistema Produtivo, Gestão em Sistema Associativista e Cooperativistas, Difusão e Criação de Tecnologias apropriada ao Semi-Árido, Manejo da Agrobiodiversidade, Beneficiamento e Comercialização de Produtos Derivados, Capacitação em Manejo Animal, Capacitação de Gênero, Artesanato, Capacitação Profissionalizante para Jovens e Adultos, Criação de Viveiros de Mudas de Espécies Nativas e Frutíferas, Produção Agroecológica e Análise e Elaboração de Projetos Produtivos e Sociais.


Fonte: Ascom
Foto: Ilustrativa da Internet

Postar um comentário

0 Comentários