Slider

HÁ 25 ANOS depois: Tríplice Colisão em Picuí-PB deixa um saldo de 14 mortos e 30 Feridos

A população do distrito de Baraúna, de Picuí, localizado no Curimataú Paraibano, consternada com a tragédia ocorrida na noite de sábado (22 de Outubro de 1988), quando , a tríplice colisão, envolvendo a camioneta amarela de placa BC-0319-RN e o Fiat Branco CG 6989-PB e o ônibus da viação Maia, da cidade de Pedra Lavrada, deixou uma saldo de 14 mortos e mais 30 pessoas feridas. Sepultados na tarde de ontem, num clima de muita comoção e dor, 13 vítimas do acidente, enquanto que outra foi sepultada em Picuí. 
A tragédia aconteceu na noite de sábado por volta das 21:00 Horas, nas proximidades da entrada da cidade(Picuí) onde iria ser realizado um grande comício, da coligação renovadora picuiense que congrega o PMDB e o PL. 13 das vítimas são do distrito de Baraúna, município de Picuí, e estavam indo a sede no ônibus e na camioneta do Vereador Francisco Gomes, com o objetivo de levar o apoio aos candidatos da coligação.

Segundo informações colhidas na capela de Baraúna, onde durante todo o dia de ontem centenas de pessoas velaram os corpos, o vereador Francisco Gomes da Silva, o “Chico de Adalto”. Uma das vítimas fatais da tríplice colisão, fretou o ônibus que se dirigia aquele distrito no sentido de trazerem os seguidores de sua campanha para o Comício.

Muitos Carros

Na fazenda “Barra Bode”, a menos de um quilômetro de Picuí, mais de 20 carros estavam à espera dos que vinham de Baraúna, onde as pessoas esperavam os que dirigiam-se do distrito e em seguida seguiriam em passeata para o centro daquela cidade para o referido ato público, organizado pelo médico João Batista Balduíno, candidato a prefeito pela Coligação renovadora Picuiense.

O ônibus, dirigido por um rapaz da cidade de Pedra Lavrada, conhecido apenas por Valdemir, que minutos após o acidente, com apenas ferimentos leves tomou rumo ignorado. Atrasou durante o percurso entre Baraúna e Picuí. O vereador “Chico de Adalto” já havia chegado ao local da espera e aguardava o ônibus com sua camioneta estacionas e super lotadas de pessoas, quando aconteceu a tragédia. 

Arrastado

O mecânico José Porfírio Dantas, conhecido por “Zezinho Amaro”, que segundo informações foi o causador do acidente, vinha em seu Fiat no sentido Picuí/Baraúna com o objetivo de juntar-se aos veículos estacionados às margens da rodovia, que apesar de já encontrar-se perto dos outros carros desenvolvia ainda alta velocidade.

Valdemir, que guiava o ônibus, perdeu o controle do mesmo e bateu contra a camioneta do vereador, arrancando a carroceria, atirando a vários metros de distância todos que se encontravam em cima do devido carro, que não sobreviveram devido ao grande impacto, “Chico de Adalto” Estava dentro da cabine da camioneta, a qual dirigia, mais também foi arremessado para fora pelo pára-brisa.
Foto: Jônatas Rodrigues
Ao receberam a notícia do acidente os moradores de Picuí ficaram em Pânico, emocionados com o triste episódio. A festa política nem começou, tudo foi suspenso e todos que já se faziam presentes no comício rumaram para o local para prestarem socorro como voluntários. Onze pessoas morreram no local, várias pessoas foram socorridas as pressas para Campina Grande, sendo que três delas morreram no caminho e seus corpos foram conduzidos ao IML campinense. Outras levemente feridas foram atendidas no hospital de Picuí e de Esperança.

Sepultamentos

Apenas o mecânico José Porfírio, foi enterrado no município de Picuí, enquanto que as outras treze pessoas foram, sepultadas coletivamente às 16:00 horas de ontem no cemitério de Baraúna, de onde eram naturais da zona rural e urbana daquele distrito, distante a poucos quilômetros da cidade de Picuí.

Uma multidão compareceu ao enterro, e choraram pelas mortes de seu conterrâneo. As vítimas são: Rosa dos Santos, 52 anos, esposa de Cícero Quirino de Souza, Sebastiana dos Santos de Souza, 12 anos, e José Firmino de Souza de 25 anos, Filhos do casal: Severino Santos de 16 anos, sobrinho de Cícero Quirino, a esposa do agricultor Miltom Barbosa, Maria Salvina dos Santos e seus Filhos Ivanildo Barbosa dos Santos de 22 anos, e Ivonete Barbosa dos Santos de 23 anos: o Vereador Francisco Gomes da Silva, 59 anos, Ivan Gomes de Oliveira, 21 anos, estudante Maria do Céu Santos conhecida por “Bibi” e sua filha Rosa Maria de Souza de 11 anos, e Luzenilda Ferreira de Oliveira “Nega de Chico” solteira de 25 anos de Idade.

A outra vítima até horas antes do sepultamento ainda encontra-se no IML campinense sem identificação, mais segundo o Vereador José janduhy de Oliveira, que estava à frente dos problemas, devia ser um dos filhos de Cícero Quirino residentes do Sítio Caiçara. Várias pessoas continuam internadas nos Hospitais de Campina Grande, Picuí e Esperança, mas apenas Celina Ferreira de Oliveira encontra-se em estado Grave na CTI do João XXIII na serra da Borborema. A polícia de Picuí compareceu ao local da tragédia e fez o levantamento de praxe, mas não soube informar ainda o responsável pela tríplice colisão que emocionou a cidade na noite do último sábado. O prefeito Sebastião Ramos Dantas decretou luto oficial por três dias. 

 
 
Fonte: Baraúna Linda

Postar um comentário

0 Comentários